Avaliação de Software Educacional para o Ensino e Aprendizagem de Conceitos Introdutórios de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Resumo
Softwares educacionais voltados aos conceitos introdutórios de programação tem o propósito principal de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem e, tendo em vista que a avaliação é uma importante etapa de seu processo de criação, este artigo traz uma revisão sistemática da literatura sobre a avaliação de softwares educacionais voltados ao ensino de algoritmos no Brasil, compreendendo o período de 2014 a 2024. A análise abrangeu os principais periódicos e Anais em Informática na Educação, resultando em 27 artigos selecionados, destacando a usabilidade como o principal aspecto técnico avaliado e a eficácia no aprendizado como o principal aspecto pedagógico, com o questionário sendo o principal método de coleta de dados.
Referências
Bittencourt, I. I.; Isotani, S. Informática na Educação baseada em Evidências: Um Manifesto. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 26, n. 3, p. 108-119, 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 ago. 2024.
Bradley, M. M.; Lang, P. J. Measuring emotion: the self-assessment manikin and the semantic differential. Journal of behavior therapy and experimental psychiatry, v.25, n. 1, p. 49-59. 1994.
Brasil. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: [link]. Acesso em: 30 maio 2024.
Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Acesso em 02 set. 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 jun. 24.
Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. Processo Nº 23001.001050/2019-18. Disponível em: [link]. Acesso em: 25 jun. 24.
Fotaris, P.; Mastoras, T.; Leinfellner, R.; Rosunally, Y. Climbing up the leaderboard: na empirical study of applying Gamification techniques to a computer programming class. Electronic Journal of e-Learning, v. 14, p. 94-110. 2016.
Giraffa, L. M.; Mora, M. C. Evasão na disciplina de algoritmo e programação: um estudo a partir dos fatores intervenientes na perspectiva do aluno. In: III CONFERÊNCIA SOBRE O ABANDONO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 2013, Cidade do México. Universidad Nacional Autónoma de México, 2013.
Gladcheff, A. P.; Sanches, R.; Silva, D. M. Um instrumento de avaliação de qualidade de software educacional: como elaborá-lo. Pensamento Realidade. Revista do Programa de Estudos Pós-graduados em Administração-FEA, v. 11, p. 4-5, 2002. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 maio 2024.
Iso/Iec. Systems and software engineering - Systems and software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) - System and software quality models. ISO/IEC 25010:2011, 2011.
Juca, S. C. A relevância dos softwares educativos na educação profissional. Ciência cognitiva, Rio de Janeiro, v. 8, p. 22-28, ago. 2006. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 maio 2024.
Kitchenham, B.; Charters, S. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. EBSE Technical Report EBSE-2007-01. Keele University and Durham University Joint Report, 2007. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 maio 2024.
Melo, A. B. Software educativo Desmos: possibilidades e limites no ensino de funções no fundamental II. João Pessoa, PB, 2021.
Morais, R. X. T. (2003). Software educacional: a importância de sua avaliação e do seu uso nas salas de aula. Monografia, Faculdade Lourenço Filho.
Padrini-Andrade, L.; Balda, R. D.; Areco, K. C.; Bandiera-Paiva, P.; Nunes, M. D.; Marba, S. T.; Bomfim, O. Avaliação da usabilidade de um sistema de informação em saúde neonatal segundo a percepção do usuário. 2018. Revista Paulista de Pediatria, 37, 90-96.
Petri, G.; Gresse Von Wangenheim, C.; Borgatto, A. F. MEEGA+, Systematic Model to Evaluate Educational Games. In: LEE, N. (ed.). Encyclopedia of Computer Graphics and Games. Springer, 2018. Relvas, E. Um instrumento de Avaliação para Produto de Software Educacional de Química. Marília, SP, 2005.
Salas, J. A. et al.. Guidelines to evaluate the usability and user experience of learning support platforms: a systematic review. Communications in Computer and Information Science, 2019.
Smith, C.; Mayes, T. Telematics Applications for Education and Training: Usability Guide. Comission of the European Communities, DGXIII Project, 1996.
Vieira, F. M. S. Avaliação de software educativo: reflexões para uma análise criteriosa. Educação Pública, 2005. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 maio 2024.
Webber, C.; Boff, E.; Bono, F. Ferramenta Especialista para avaliação de Software Educacional. In: XX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 20., 2009, Caxias do Sul. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 maio 2024.
Zainuddin, Zamzami; Chu, S.; Shujahat, Muhammad; Perera, C. J. The impact of gamification on learning and instruction: A systematic review of empirical evidence. Educational Research Review, 2020. DOI: 10.1016/j.edurev.2020.100326.