MetaClassroom: A caminho de uma plataforma educativa 3D baseada em metaverso

  • Lucas Galdino Universidade Estadual do Ceará
  • Marcos Nascimento Universidade Estadual do Ceará
  • Larissa Cavalcante Universidade Estadual do Ceará
  • Valdir Silveira Universidade Estadual do Ceará
  • Ieda Xavier Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Claudio Fortier Universidade Estadual do Ceará
  • Antonio Serra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Resumo


O uso de ambientes virtuais imersivos na educação tem sido pesquisado para aprimorar o ensino à distância. A aplicação do metaverso, recriando o mundo real com avatares em 3D, oferece experiências de aprendizagem imersivas e interativas. Este estudo apresenta o MetaclassRoom, um ambiente virtual em 3D com sala de aula, auditório e gamificação, onde alunos podem personalizar avatares e interagir com objetos de aprendizagem. Um teste preliminar de usabilidade com oito participantes, utilizando a System Usability Scale, indicou usabilidade e satisfação positivas, apesar de alguns desafios a serem resolvidos. Uma pesquisa realizada com alunos de cursos piloto de desenvolvimento m Android e iOS também confirmou seu potencial. Esses resultados ugerem que o MetaclassRoom pode evoluir como uma ferramenta promissora, apaz de proporcionar uma experiência de aprendizagem imersiva que engaje motive os alunos durante as atividades de aprendizagem.
Palavras-chave: Metaverso, Aprendizagem imersiva, Educação à distância

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Publicado
04/11/2024
GALDINO, Lucas; NASCIMENTO, Marcos; CAVALCANTE, Larissa; SILVEIRA, Valdir; XAVIER, Ieda; FORTIER, Claudio; SERRA, Antonio. MetaClassroom: A caminho de uma plataforma educativa 3D baseada em metaverso. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 628-639. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.241915.