Modelagem de Autoregulação da Aprendizagem no Ensino Superior: Uma Ferramenta para Automatizar Levantamento de Perfis e Recomendações Personalizadas

Resumo


Ensinar estratégias de aprendizagem autorregulada pode melhorar o rendimento do estudante. Este estudo investiga os perfis de autorregulação de uma amostra de 43 alunos de duas instituições do ensino superior e recomenda ações textuais estratégicas personalizadas. Primeiro, ajustamos e reduzimos um questionário com 44 assertivas para avaliar a autorregulação e enviamos as recomendações personalizadas por e-mail. Os valores mais baixos de autorregulação foram: ansiedade em testes, controle de aprendizado, tempo e ambiente de estudo e orientação a metas; encontramos ainda uma correlação positiva forte entre alguns deles; também obtivemos relativo ajuste dos dados e confiabilidade aceitável para o questionário.
Palavras-chave: estratégias de aprendizagem autorregulada, ensino superior, recomendação

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Publicado
04/11/2024
NEO, Alana Viana Borges S.; MOURA, José Antão Beltrão; ARAÚJO, Joseana Macêdo Fechine Régis de; NEO, Giseldo S.; FREITAS JÚNIOR, Olival de Gusmão. Modelagem de Autoregulação da Aprendizagem no Ensino Superior: Uma Ferramenta para Automatizar Levantamento de Perfis e Recomendações Personalizadas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 58-71. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.241823.