Literacia de Dados para o ensino básico: pensando currículo em um Brasil progressivamente datificado
Resumo
A urgência em desenvolver habilidades em Literacia de Dados em todos os níveis da educação nacional tem sido sinalizada por organizações oficiais. O lançamento do complemento de Computação da Base Nacional Comum Curricular com uma forte tendência ao ensino do Pensamento Computacional sugere esta discussão entre especialistas que se vêem diante da necessidade de um guia curricular para referância para o design de recursos educacionais. Mesmo diante da necessidade da promoção de competências em Literacia de Dados, encontramos ainda poucas pesquisas brasileiras voltadas para o desenvolvimento de guias curriculares, currículos, recursos de ensino-aprendizagem e avaliativos. Esta pesquisa apresenta uma proposta de guia curricular para a Literacia de Dados, uma espécie de cardápio e lista de habilidades detalhadas, para auxiliar especialistas na arquitetura de recursos e atividades.
Palavras-chave:
Literacia de Dados, Design Educacional, Currículo, Ensino básico
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
BRITO, Luciana S.; FRANÇA, Juliana B. dos S; VIVACQUA, Adriana S..
Literacia de Dados para o ensino básico: pensando currículo em um Brasil progressivamente datificado. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 1143-1154.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.241998.