Explorando Funções Lineares através da Dobradura do Barco: Uma Abordagem Interativa para a Educação Matemática

Resumo


Este artigo detalha uma atividade pedagógica na qual os estudantes devem encontrar funções lineares utilizando dobraduras de barcos feitos com papel. A atividade envolve a construção de barcos a partir de quadrados de diferentes tamanhos e a medição de suas dimensões, de modo a estabelecer relações entre as medidas das partes do barco, como a base e a altura, e depois analisar essas relações para derivar funções afim. Os estudantes também são desafiados a representar essas funções em gráficos, tanto no papel quanto usando o software GeoGebra, para visualizar suas propriedades. Foi observada uma participação ativa de estudantes com autismo em todas as etapas do processo de aprendizagem, tornando-a com significado para eles.
Palavras-chave: Funções Lineares, Dobraduras de Papel, Pensamento Computacional, Educação Matemática

Referências

Bona, A. S. D.; Rocha, K. C.; Basso, M. V. A. (2023) “Uma Prática Investigativa com Dobraduras ancorada no Pensamento Computacional e na Abstração Reflexionante”. In: Workshop de Informática na Escola (WIE), Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 202-212. DOI: 10.5753/wie.2023.234378.

D’Ambrosio, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.

Fiorentini, D. (2011). “Investigação em Educação Matemática desde a perspectiva acadêmica e profissional: desafios e possibilidades de aproximação”. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática (CIAEM), Recife/PE. Disponível em: [link] . Acesso em: jun. de 2024.

Germano. R. A; Bona, A. S. D. A Dobradura E O Uso Pensamento Computacional No Período de Sondagem nas Aulas de Matemática. Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão (MoExP), 13º Edição, 2023, Osório - RS. Resumos… Disponível em: [link].

Magalhães, M. B.; Bona, A. S. D.; Kologeski, A. L.; Mattos, V. D. P. (2023) “Um “Objeto de Fazer Pensar” Desplugado, Plugado e Maker: a Estrela de Dobradura”. In: Workshop de Informática na Escola (WIE), Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 1090-1100. DOI: 10.5753/wie.2023.235053.

Nunes, N. B.; Bona, A. S. D.; Kologeski, A. L.; et. al. (Des)Pluga: O Pensamento Computacional Aplicado em Atividades Inovadoras: Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 36, n. 114, p. 72–88, 2021. DOI: 10.21527/2179-1309.2021.114.72-88.

Pereira, A. M.; Machado, L. B. (2023) “O uso do GeoGebra para construir um círculo trigonométrico”. In: Workshop de Informática na Escola (WIE), Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 288-297. DOI: 10.5753/wie.2023.234428.

Pereira, M. L. C. C. “Aula Prática de Origami na Matemática no Ensino Remoto”. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Rio de Janeiro, UFRJ, 2023.

Piaget, J. O nascimento da inteligência na criança. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987

Wing, J. M. (2006), “Computational Thinking”, In: Communications of the ACM, vol. 49, n. 3, p.33-35, March.
Publicado
04/11/2024
GERMANO, Rafaela de A.; NUNES, Natália Bernardo; BONA, Aline Silva de. Explorando Funções Lineares através da Dobradura do Barco: Uma Abordagem Interativa para a Educação Matemática. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2079-2088. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242140.