Pedagogia de Projetos e Engenharia de Software: em busca de uma sistematização para a elaboração de projetos para Feiras de Ciências

Resumo


Feiras de Ciências são abordagens pedagógicas que colocam os estudantes como protagonistas do seu processo de aprendizagem, por meio da experimentação e pesquisa científica. No entanto, desafios surgem para sua realização, especialmente na elaboração dos projetos. Os professores orientadores frequentemente relatam dificuldades tanto em assegurar que os alunos executem todas as etapas necessárias para a elaboração de um projeto científico, quanto em garantir que essa experiência se torne um método eficaz de ensino. Este trabalho investigou áreas que pudessem embasar um guia para minimizar esses desafios, identificando a Pedagogia de Projetos e a Engenharia de Software como fundamentos. Como resultado, foi estabelecido um processo que combina o foco na aprendizagem da Pedagogia de Projetos com a sistemática própria da Engenharia de Software.
Palavras-chave: Pedagogia de Projetos, Engenharia de Software, Feiras de Ciências

Referências

Amaral, A. L. (2000). Conflito conteúdo/forma em pedagogias inovadoras: a pedagogia de projetos na implantação da escola plural. REUNIÃO DA ANPED, 23ª

Augusto, R. L. C., Câmara, O. R., Farias, E. R., da Silva, E. P., and de Brito, I. G. T. (2023). As feiras de ciências como aprendizagens e desafios do ponto de vista dos professores do ensino básico na rede estadual, em escolas na cidade de mossoró rn: Relatos de experiências. In Educação: Expansão, políticas públicas e qualidade, volume 3, chapter 11.

Barbosa, M. C. S. (2004). Por que voltamos a falar e a trabalhar com a pedagogia de projetos. Projeto–Revista de Educação: projetos de trabalho, 3(4):8–13.

Barcelos, N. N. S., Jacobucci, G. B., and Jacobucci, D. F. C. (2010). Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da feira de ciências”vida em sociedade”se concretiza. Ciência & Educação (Bauru), 16:215–233.

Costa, A. P. (2019). A pedagogia de projetos: sua origem e sua trajetória. Paidéia, 14(22):145–168.

Costa, E. F., Junior, R. A. H., and de Medeiros Silva, D. B. C. (2020). Percepções dos alunos do ensino fundamental sobre a feira de ciências.

da Costa Gonçalves, E. N. and Comaru, M. W. (2014). A pedagogia de projetos como metodologia na construção das feiras de ciências no ensino básico. Ensino, Saude e Ambiente, 7(1).

do Nascimento, A. P. (2017). Feira de ciências: Contribuições e desafios para a prática pedagógica no colégio militar dr. luiz rittler brito de lucena. Fórum de Integração Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica do IFRR-e-ISSN 2447-1208, 4(4).

Fleck, M. L. S. (2005). Pedagogia de projetos. Manual de Didática. Canoas: Salles.

Grégoire, R. and Laferrière, T. (2001). Project-based collaborative learning with network computers: teacher’s guide. Canada’s Schoolnet.

Hernández, F. and Ventura, M. (1998). Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares. Artes Médicas.

Ismael, N. J., Putra, R. R., and Siregar, A. A. (2022). Project based learningcomputational thinking (pbl-ct) product development in mobile programming courses. Journal of Positive School Psychology, pages 2478–2493.

Mancuso, R. and Leite Filho, I. (2006). Feiras de ciências no brasil: uma trajetória de quatro décadas. BRASIL. Programa nacional de apoio às feiras de ciências da educação básica: Fenaceb. Brasília: Ministério da Educação, pages 11–43.

Martins, F. F. and Müller-Palomar, M. T. (2018). Pedagogia de projetos: uma estratégia metodológica no processo de ensino aprendizagem. Revista Eletrônica FACP, 1(13).

McComas, W. F. (2011). Science fair. The Science Teacher, 78(8):34–38.

Nogueira, N. R. (2005). Pedagogia dos projetos: etapas, papéis e atores. São Paulo: Érica.

Santos, J., Cavalheiro, S., Foss, L., and Jr., L. R. (2022). Pensamento computacional e engenharia de software: primeiros passos em direção a uma proposta de sistematização de resolução de problemas. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação, pages 451–462, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Shin, N., Bowers, J., Krajcik, J., and Damelin, D. (2021). Promoting computational thinking through project-based learning. Disciplinary and Interdisciplinary Science Education Research, 3(1):1–15.

Su, Q. and Guo, S. (2023). Stem-based principles and strategies to cultivate students’ social and emotional learning. STEM Education Review, 1.

Vasconcelos, M. H. and Francisco, W. (2015). Feira de ciências e ensino por projetos: uma experiência educativa no norte do brasil. Acta Scientiae, 17(1).

Zanelatoi, E. and de Sáii, A. G. (2022). Educational practices in the initial years of elementary school: challenges and possibilities after social isolation. Revista Educação & Formação, 7(1).
Publicado
04/11/2024
SANTOS, Júlia de Avila dos; CAVALHEIRO, Simone André da Costa; FOSS, Luciana. Pedagogia de Projetos e Engenharia de Software: em busca de uma sistematização para a elaboração de projetos para Feiras de Ciências. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 115-126. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242228.