Arquitetura Pedagógica no Ensino de Análise Combinatória: Adaptação do Jogo da Senha em Ambiente Virtual de Aprendizagem

Resumo


Este artigo apresenta uma Arquitetura Pedagógica (AP) no ensino de análise combinatória, utilizando uma adaptação do Jogo da Senha em um ambiente virtual de aprendizagem. A pesquisa, com abordagem qualitativa e método de pesquisa-intervenção, envolveu a aplicação com 18 estudantes do oitavo ano da Rede Municipal de Ensino de Canoas-RS. Os resultados destacam a eficácia da AP em apoiar a aprendizagem e desenvolver o pensamento combinatório. Este estudo contribui para a compreensão de como as AP podem ser integradas de forma significativa no ensino de matemática, promovendo a construção do conhecimento pelos estudantes.

Palavras-chave: Arquitetura Pedagógica, Análise Combinatória, Jogo da Senha

Referências

ABAR, C. A. A. P., & ALENCAR, S. V. (2013). A Gênese Instrumental na Interação com o GeoGebra: uma proposta para a formação continuada de professores de Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 27, 349-365.

ARAGON, R. (2016) Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede. Revista de Educação Pública, 25(59/1), 261-275.

BASSO, M.V.; NOTARE, M.R. Pensar-com tecnologias digitais de matemática dinâmica. RENOTE: revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 13, n. 2 (dez. 2015), p. 1-10, 2015.

CASTELLS, M. (1999) A sociedade em rede. São Paulo, Paz e Terra.

CASTELLS, M. et al. A sociedade em rede: do conhecimento à política. A sociedade em rede: do conhecimento à acção política, p. 17-30, 2005.

DE MATTOS S., BRENDOW P. et al. O jogo da senha no GeoGebra e suas atividades exploratórias em combinatória. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 10, n. 2, p. 040-059, 2021.

FREIRE, P. (2014). Por uma pedagogia da pergunta. Editora Paz e Terra.

GASKELL, G., & BAUER, M. W. (2000). Qualitative researching with text, image and sound: A practical handbook. Sage Publications.

KALINKE, M. A., & BALBINO, R. O. (2016). Lousas Digitais e Objetos de Aprendizagem. In M. A. Kalinke. & M. S. Motta. (Org.). A Lousa Digital & Outras Tecnologias na Educação Matemática (pp. 13-31). Curitiba, PR: Editora CRV.

LÉVY, P. (1998). Educação e cybercultura. Porto Alegre, março de.

LÉVY, P. (2010). As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. (2.ed.) São Paulo: Editora 34.

MACEDO, L. de. Ensaios Construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.

MENEZES, C. S. D., ARAGÓN, R., & ZIEDE, M. K. L. (2013). Arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede no contexto do seminário integrador. RENOTE: revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013).

MENEZES, C., CASTRO Jr, A., ARAGÓN, R. Arquiteturas Pedagógicas para Aprendizagem em Rede. In “Informática na Educação, Série de Livros-texto da CEIESBC”. Comissão Especial de Informática na Educação, Sociedade Brasileira de Computação. 2021. Disponível em: [link]

NOTARE, M.R; BASSO, M.V.de A. Geometria dinâmica 3D: novas perspectivas para o pensamento espacial. RENOTE: revista novas tecnologias na educação. Vol. 14, n. 2 (2016), 10 p., 2016.

PIAGET, J. (1973). Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Forense.

PIAGET, J. (1977). A Tomada de Consciência. Com a colaboração de A. Blamchet [e outros]. Tradução de Edson B. de Souza. São Paulo: Melhoramentos.

PIAGET, J. (2002). “Epistemologia genética” (4a ed.). São Paulo: Martins Fontes.

SALAS RUEDA, R. A. (2018). Uso do serviço da nuvem GeoGebra durante o processo de ensino-aprendizagem em matemática. ride. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 8(16), 23-52.
Publicado
04/11/2024
MÜLLER, Miriam G.; MENEZES, Crediné S. de; BASSO, Marcus Vinicius de A.. Arquitetura Pedagógica no Ensino de Análise Combinatória: Adaptação do Jogo da Senha em Ambiente Virtual de Aprendizagem. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 418-430. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242625.