Arquitetura Pedagógica no Ensino de Análise Combinatória: Adaptação do Jogo da Senha em Ambiente Virtual de Aprendizagem

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242625

Resumen


Este artigo apresenta uma Arquitetura Pedagógica (AP) no ensino de análise combinatória, utilizando uma adaptação do Jogo da Senha em um ambiente virtual de aprendizagem. A pesquisa, com abordagem qualitativa e método de pesquisa-intervenção, envolveu a aplicação com 18 estudantes do oitavo ano da Rede Municipal de Ensino de Canoas-RS. Os resultados destacam a eficácia da AP em apoiar a aprendizagem e desenvolver o pensamento combinatório. Este estudo contribui para a compreensão de como as AP podem ser integradas de forma significativa no ensino de matemática, promovendo a construção do conhecimento pelos estudantes.

Palabras clave: Arquitetura Pedagógica, Análise Combinatória, Jogo da Senha

Citas

ABAR, C. A. A. P., & ALENCAR, S. V. (2013). A Gênese Instrumental na Interação com o GeoGebra: uma proposta para a formação continuada de professores de Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 27, 349-365.

ARAGON, R. (2016) Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede. Revista de Educação Pública, 25(59/1), 261-275.

BASSO, M.V.; NOTARE, M.R. Pensar-com tecnologias digitais de matemática dinâmica. RENOTE: revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 13, n. 2 (dez. 2015), p. 1-10, 2015.

CASTELLS, M. (1999) A sociedade em rede. São Paulo, Paz e Terra.

CASTELLS, M. et al. A sociedade em rede: do conhecimento à política. A sociedade em rede: do conhecimento à acção política, p. 17-30, 2005.

DE MATTOS S., BRENDOW P. et al. O jogo da senha no GeoGebra e suas atividades exploratórias em combinatória. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 10, n. 2, p. 040-059, 2021.

FREIRE, P. (2014). Por uma pedagogia da pergunta. Editora Paz e Terra.

GASKELL, G., & BAUER, M. W. (2000). Qualitative researching with text, image and sound: A practical handbook. Sage Publications.

KALINKE, M. A., & BALBINO, R. O. (2016). Lousas Digitais e Objetos de Aprendizagem. In M. A. Kalinke. & M. S. Motta. (Org.). A Lousa Digital & Outras Tecnologias na Educação Matemática (pp. 13-31). Curitiba, PR: Editora CRV.

LÉVY, P. (1998). Educação e cybercultura. Porto Alegre, março de.

LÉVY, P. (2010). As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. (2.ed.) São Paulo: Editora 34.

MACEDO, L. de. Ensaios Construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.

MENEZES, C. S. D., ARAGÓN, R., & ZIEDE, M. K. L. (2013). Arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede no contexto do seminário integrador. RENOTE: revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013).

MENEZES, C., CASTRO Jr, A., ARAGÓN, R. Arquiteturas Pedagógicas para Aprendizagem em Rede. In “Informática na Educação, Série de Livros-texto da CEIESBC”. Comissão Especial de Informática na Educação, Sociedade Brasileira de Computação. 2021. Disponível em: [link]

NOTARE, M.R; BASSO, M.V.de A. Geometria dinâmica 3D: novas perspectivas para o pensamento espacial. RENOTE: revista novas tecnologias na educação. Vol. 14, n. 2 (2016), 10 p., 2016.

PIAGET, J. (1973). Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Forense.

PIAGET, J. (1977). A Tomada de Consciência. Com a colaboração de A. Blamchet [e outros]. Tradução de Edson B. de Souza. São Paulo: Melhoramentos.

PIAGET, J. (2002). “Epistemologia genética” (4a ed.). São Paulo: Martins Fontes.

SALAS RUEDA, R. A. (2018). Uso do serviço da nuvem GeoGebra durante o processo de ensino-aprendizagem em matemática. ride. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 8(16), 23-52.
Publicado
04/11/2024
MÜLLER, Miriam G.; MENEZES, Crediné S. de; BASSO, Marcus Vinicius de A.. Arquitetura Pedagógica no Ensino de Análise Combinatória: Adaptação do Jogo da Senha em Ambiente Virtual de Aprendizagem. In: ACTAS DEL SIMPOSIO BRASILEÑO SOBRE INFORMÁTICA EN EDUCACIÓN (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 418-430. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242625.