Revisão Sistemática da Literatura sobre a Utilização do Coding Dojo como Prática de Ensino em Programação
Resumo
A programação de computadores é uma competência essencial para ser desenvolvida na área de Tecnologia. No entanto, existem dificuldades na compreensão das disciplinas de programação. Metodologias ativas estão sendo exploradas para a melhoria do ambiente de aprendizagem, neste sentido o intuito deste artigo é realizar um levantamento sistemático sobre a metodologia ativa Coding Dojo e o contexto que está sendo aplicada. Os resultados destacam 13 trabalhos que aplicam a metodologia. A análise determinou a eficácia do Coding Dojo no Ensino de Programação, permitindo a construção de ambientes colaborativos, engajamento e assiduidade dos alunos. O estudo trouxe os benefícios e desafios associados ao uso dessa metodologia e os níveis de aplicação explorados.
Palavras-chave:
Revisão Sistemática da Literatura, Programação orientada a objetos, Coding Dojo
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
SANTOS, Joel de Oliveira; BEZERRA, Fabiano Henrique de F.; NUNES, Isabel Dillmann.
Revisão Sistemática da Literatura sobre a Utilização do Coding Dojo como Prática de Ensino em Programação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 2469-2482.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242555.