Adrie: Um serious game imersivo para potencializar as habilidades cognitivas de pessoas com deficiência intelectual

  • Alisson G. R. Nascimento Universidade Federal Rural De Pernambuco
  • Breno Alves e Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Gabriel Mesquita Gomes Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Zildomar C. Felix Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ellen P. Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco / Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais
  • José Adriano de Souza Júnior Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Luanna Grasiely S. A. Araújo Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais
  • Ednaele Magalhães Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais

Resumo


Atualmente, o uso de serious games tem se mostrado promissor no desenvolvimento cognitivo de pessoas com deficiência intelectual. Quando combinados com dispositivos de realidade virtual imersiva, oferecem ambientes imersivos que tornam o aprendizado mais envolvente. Esta pesquisa apresenta o desenvolvimento de um serious game com realidade virtual imersiva para potencializar habilidades cognitivas de pessoas com deficiência intelectual. Trata-se de uma pesquisa exploratória e aplicada. Foi realizada uma avaliação piloto com atendidos da APAE para mensurar aspectos de usabilidade e efeitos Cybersickness.
Palavras-chave: Realidade Virtual, Serious Games, Deficiência intelectual

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Publicado
04/11/2024
NASCIMENTO, Alisson G. R.; SILVA, Breno Alves e; GOMES, Gabriel Mesquita; FELIX, Zildomar C.; SOUZA, Ellen P.; SOUZA JÚNIOR, José Adriano de; ARAÚJO, Luanna Grasiely S. A.; MAGALHÃES, Ednaele. Adrie: Um serious game imersivo para potencializar as habilidades cognitivas de pessoas com deficiência intelectual. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2877-2886. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244973.