IAs Generativas na Educação: Usos, percepções, desafios e adaptações nas práticas pedagógicas do ponto de vista de professores do ensino fundamental, médio e superior
Resumo
As Inteligencias Artificiais (IAs) Generativas ganharam notoriedade pela capacidade de responder perguntas e criar conteúdo. Apesar das preocupações quanto aos prejuízos no ensino, as IAs Generativas vêm sendo integradas na educação. Porém, seu impacto nas práticas pedagógicas ainda é uma questão em aberto. Este estudo apresenta um survey sobre o impacto das IAs Generativas na educação do ponto de vista de professores de diferentes áreas e níveis de ensino. Como resultado, obteve-se uma visão geral das principais IAs Generativas adotadas, seus usos e benefícios, bem como adaptações nas práticas pedagógicas. Os desafios identificados abrem perspectivas futuras de soluções que estimulem a adoção mais eficiente destas tecnologias.
Palavras-chave:
IAs generativas, educação, survey, práticas pedagógicas, desafios
Referências
Cargnelutti, R., Bernardino, M., Garcia, R., and Silva, W. (2023). Um estudo exploratório sobre o uso do chatgpt na melhoria e revisão da escrita de artigos científicos. In Anais do XXXIV Simposio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1271–1281, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Chiu, T. K. (2023). The impact of generative ai (genai) on practices, policies and research direction in education: A case of chatgpt and midjourney. Interactive Learning Environments, pages 1–17.
Corbin, J. and Strauss, A. (2014). Basics of qualitative research: Techniques and procedures for developing grounded theory. Sage publications.
Day, T. (2023). A preliminary investigation of fake peer-reviewed citations and references generated by chatgpt. The Professional Geographer, 75(6):1024–1027.
Dempere, J., Modugu, K., Hesham, A., and Ramasamy, L. K. (2023). The impact of chatgpt on higher education. In Frontiers in Education, volume 8, page 1206936. Frontiers Media SA.
Filho, L. P., Souza, T., and Paula, L. (2023). Análise das respostas do chatgpt em relação ao conteudo de programação para iniciantes. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1738–1748, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Fui-Hoon Nah, F., Zheng, R., Cai, J., Siau, K., and Chen, L. (2023). Generative ai and chatgpt: Applications, challenges, and ai-human collaboration. Journal of Information Technology Case and Application Research, 25(3):277–304.
Junior, S. S., Freitas, R., Morais, M., and Costa, D. (2023). Chatgpt no auxílio da aprendizagem de programação: Um estudo de caso. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1375–1384, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Labadze, L., Grigolia, M., and Machaidze, L. (2023). Role of ai chatbots in education: systematic literature review. International Journal of Educational Technology in Higher Education, 20(1):56.
Lima, J., Jacaúna, R., Müller, M., and Menezes, C. (2023). Sistemas complexos com apoio do chatgpt na interpretação de gráficos para estudantes com deficiência visual. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1040–1049, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Mai, D. T. T., Da, C. V., and Hanh, N. V. (2024). The use of chatgpt in teaching and learning: a systematic review through swot analysis approach. In Frontiers in Education, volume 9, page 1328769. Frontiers Media SA.
Martins, F., Oliveira, A., Vasconcelos, D., and Menezes, M. (2023). Avaliando a habilidade do chatgpt de realizar provas de dedução natural em lógica proposicional. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1282–1292, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Mezzomo, M. D. M., Kawamoto, A. L. S., and Wonsik, E. C. (2023). Uso de geradores de imagens com inteligência artificial em sala de aula: Análise de experiência do usuário. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, pages 234–245. SBC.
Mohamed, A. M. (2024). Exploring the potential of an ai-based chatbot (chatgpt) in enhancing english as a foreign language (efl) teaching: perceptions of efl faculty members. Education and Information Technologies, 29(3):3195–3217.
Monteiro, F. F., Souza, P. V. S., da Silva, M. C., Maia, J. R., da Silva, W. F., and Girardi, D. (2024). Chatgpt in brazilian k-12 science education. Frontiers in Education, 9.
Pettersson, J., Hult, E., Eriksson, T., and Adewumi, T. (2024). Generative ai and teachers–for us or against us? a case study. In 14th Scandinavian Conference on Artificial Intelligence SCAI 2024.
Russo, F. A. I., Sant’Anna, N. d. R. e., and Imai, R. H. (2023). Relato de experiência educacional com o uso de inteligências artificiais sintetizadoras de imagens: debate sobre avanços recentes e possibilidades em síntese criativa. Revista Brasileira de Informática na Educação, 31:814–828.
Sallam, M., Salim, N. A., Barakat, M., and Ala’a, B. (2023). Chatgpt applications in medical, dental, pharmacy, and public health education: A descriptive study highlighting the advantages and limitations. Narra J, 3(1).
Shao, Z., Zhao, R., Yuan, S., Ding, M., and Wang, Y. (2022). Tracing the evolution of ai in the past decade and forecasting the emerging trends. Expert Systems with Applications, 209:118221.
Silvestre, A. S. S., de Moura Amaral, E. L., Holanda, M. E., and Canedo, E. D. (2023). Students’ perception about chatgpt’s impact on their academic education. In Anais do XXXIV Simposio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1260–1270. SBC.
Su, J. and Yang, W. (2023). Unlocking the power of chatgpt: A framework for applying generative ai in education. ECNU Review of Education, 6(3):355–366. Tahiru, F. (2021). Ai in education: A systematic literature review. Journal of Cases on Information Technology (JCIT), 23(1):1–20.
Zeb, A., Ullah, R., and Karim, R. (2024). Exploring the role of chatgpt in higher education: opportunities, challenges and ethical considerations. The International Journal of Information and Learning Technology, 41(1):99–111.
Zhai, X., Chu, X., Chai, C. S., Jong, M. S. Y., Istenic, A., Spector, M., Liu, J.-B., Yuan, J., and Li, Y. (2021). A review of artificial intelligence (ai) in education from 2010 to 2020. Complexity, 2021(1):8812542.
Zhu, C., Sun, M., Luo, J., Li, T., and Wang, M. (2023). How to harness the potential of chatgpt in education?. Knowledge Management & E-Learning, 15(2):133–152.
Chiu, T. K. (2023). The impact of generative ai (genai) on practices, policies and research direction in education: A case of chatgpt and midjourney. Interactive Learning Environments, pages 1–17.
Corbin, J. and Strauss, A. (2014). Basics of qualitative research: Techniques and procedures for developing grounded theory. Sage publications.
Day, T. (2023). A preliminary investigation of fake peer-reviewed citations and references generated by chatgpt. The Professional Geographer, 75(6):1024–1027.
Dempere, J., Modugu, K., Hesham, A., and Ramasamy, L. K. (2023). The impact of chatgpt on higher education. In Frontiers in Education, volume 8, page 1206936. Frontiers Media SA.
Filho, L. P., Souza, T., and Paula, L. (2023). Análise das respostas do chatgpt em relação ao conteudo de programação para iniciantes. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1738–1748, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Fui-Hoon Nah, F., Zheng, R., Cai, J., Siau, K., and Chen, L. (2023). Generative ai and chatgpt: Applications, challenges, and ai-human collaboration. Journal of Information Technology Case and Application Research, 25(3):277–304.
Junior, S. S., Freitas, R., Morais, M., and Costa, D. (2023). Chatgpt no auxílio da aprendizagem de programação: Um estudo de caso. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1375–1384, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Labadze, L., Grigolia, M., and Machaidze, L. (2023). Role of ai chatbots in education: systematic literature review. International Journal of Educational Technology in Higher Education, 20(1):56.
Lima, J., Jacaúna, R., Müller, M., and Menezes, C. (2023). Sistemas complexos com apoio do chatgpt na interpretação de gráficos para estudantes com deficiência visual. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1040–1049, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Mai, D. T. T., Da, C. V., and Hanh, N. V. (2024). The use of chatgpt in teaching and learning: a systematic review through swot analysis approach. In Frontiers in Education, volume 9, page 1328769. Frontiers Media SA.
Martins, F., Oliveira, A., Vasconcelos, D., and Menezes, M. (2023). Avaliando a habilidade do chatgpt de realizar provas de dedução natural em lógica proposicional. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1282–1292, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Mezzomo, M. D. M., Kawamoto, A. L. S., and Wonsik, E. C. (2023). Uso de geradores de imagens com inteligência artificial em sala de aula: Análise de experiência do usuário. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, pages 234–245. SBC.
Mohamed, A. M. (2024). Exploring the potential of an ai-based chatbot (chatgpt) in enhancing english as a foreign language (efl) teaching: perceptions of efl faculty members. Education and Information Technologies, 29(3):3195–3217.
Monteiro, F. F., Souza, P. V. S., da Silva, M. C., Maia, J. R., da Silva, W. F., and Girardi, D. (2024). Chatgpt in brazilian k-12 science education. Frontiers in Education, 9.
Pettersson, J., Hult, E., Eriksson, T., and Adewumi, T. (2024). Generative ai and teachers–for us or against us? a case study. In 14th Scandinavian Conference on Artificial Intelligence SCAI 2024.
Russo, F. A. I., Sant’Anna, N. d. R. e., and Imai, R. H. (2023). Relato de experiência educacional com o uso de inteligências artificiais sintetizadoras de imagens: debate sobre avanços recentes e possibilidades em síntese criativa. Revista Brasileira de Informática na Educação, 31:814–828.
Sallam, M., Salim, N. A., Barakat, M., and Ala’a, B. (2023). Chatgpt applications in medical, dental, pharmacy, and public health education: A descriptive study highlighting the advantages and limitations. Narra J, 3(1).
Shao, Z., Zhao, R., Yuan, S., Ding, M., and Wang, Y. (2022). Tracing the evolution of ai in the past decade and forecasting the emerging trends. Expert Systems with Applications, 209:118221.
Silvestre, A. S. S., de Moura Amaral, E. L., Holanda, M. E., and Canedo, E. D. (2023). Students’ perception about chatgpt’s impact on their academic education. In Anais do XXXIV Simposio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1260–1270. SBC.
Su, J. and Yang, W. (2023). Unlocking the power of chatgpt: A framework for applying generative ai in education. ECNU Review of Education, 6(3):355–366. Tahiru, F. (2021). Ai in education: A systematic literature review. Journal of Cases on Information Technology (JCIT), 23(1):1–20.
Zeb, A., Ullah, R., and Karim, R. (2024). Exploring the role of chatgpt in higher education: opportunities, challenges and ethical considerations. The International Journal of Information and Learning Technology, 41(1):99–111.
Zhai, X., Chu, X., Chai, C. S., Jong, M. S. Y., Istenic, A., Spector, M., Liu, J.-B., Yuan, J., and Li, Y. (2021). A review of artificial intelligence (ai) in education from 2010 to 2020. Complexity, 2021(1):8812542.
Zhu, C., Sun, M., Luo, J., Li, T., and Wang, M. (2023). How to harness the potential of chatgpt in education?. Knowledge Management & E-Learning, 15(2):133–152.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
BIDO, Yasmin P.; WIESE, Igor; NAKAMURA, Walter T..
IAs Generativas na Educação: Usos, percepções, desafios e adaptações nas práticas pedagógicas do ponto de vista de professores do ensino fundamental, médio e superior. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 1701-1714.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242395.