Máquina do Curupira: Pensamento Computacional com Turing

Resumo


O jogo digital "Máquina do Curupira" foi desenvolvido para tornar o pensamento computacional mais acessível e interativo para estudantes do Ensino Básico. Inspirado na lenda do Curupira, o jogo aborda linguagens formais, autômatos e a Máquina de Turing através de uma narrativa envolvente e níveis progressivos, utilizando a plataforma Unity. A avaliação baseada no modelo MEEGA+ abrangeu nove dimensões, incluindo usabilidade e engajamento na aprendizagem, indicando que o jogo pode atingir objetivos pedagógicos e proporcionar uma experiência educativa eficaz. Futuras pesquisas incluirão testes abrangentes, como o Bebras Challenge, para avaliar o impacto no desenvolvimento do pensamento computacional.

Palavras-chave: jogo educativo, pensamento computacional, Máquina de Turing, aprendizagem interativa, ensino básico

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Publicado
04/11/2024
TEIXEIRA, Karolayne Batista; FÜLBER, Heleno; MERLIN, Bruno. Máquina do Curupira: Pensamento Computacional com Turing. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 3191-3200. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244667.