MRPIIC - Uma abordagem interdisciplinar para a Iniciação Científica no Ensino Médio Integrado de Informática
Resumo
O artigo é um recorte da pesquisa-ação de mestrado na área da Informática na Educação, que desenvolve, a partir da prática docente na disciplina de Automação, uma matriz de referência, adaptável a concepção de cada docente, ancorada no recurso projeto interdisciplinar de iniciação científica sob uma temática escolhida pelos estudantes para além da sala de aula. Tal proposta proporciona: 1) aos 20 estudantes: um encantamento com a educação profissional escolhida e sua permanência, assim como promove um desenvolvimento quanto as diferentes funções das tecnologias digitais na vida pessoal, profissional e na sociedade; 2) aos 5 docentes que validaram a matriz registra-se que usariam em suas disciplinas técnicas.
Referências
Borges, R. A. S., Silva, F. da; Silva, E. F. F. A Evasão no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 29, n. 2, p. 13–31, 2022. Disponível em: [link].
Brasil. C. Nl. Lei Federal nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 20 de dezembro de 1996.
Carneiro, E. R. Educação Profissional: O Cenário da Evasão Escolar no Curso Técnico de Informática para Internet – em EAD. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
Coelho, P. M. F. Os Nativos Digitais e as Novas Competências Tecnológicas. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Minas Gerais, v. 5, n. 2, p. 88-95, 2012. Disponível em: [link].
Collins, A.; Joseph, D.; Bielacyc, K. Design Research: Theoretical and Methodological Issues. In: Journal of the Learning Sciences, v. 1, n. 1, p. 15-42, 2004.Disponível em: [link].
Committee on Information Technology Literacy, National Research Council. Being Fluent with Information Technology, 1999.
DEMO, P. Pesquisa e Construção de Conhecimento: Metodologia Cientifica no Caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,1997.
Evangelista, I. A. S.; Colares, M. L. S.; Ferreira, M. A. V.. Projetos Educativos Interdisciplinares na Prática Docente. Sd. GT 01. Práticas Docentes e Profissionalização de Professores,2009.
Frigotto, G. Educação e a Crise do Capitalismo Real. São Paulo: Cortez Editora, 1995.
Dyer, S., Martin, J. and Zulauf, J. (1995) “Motion Capture White Paper”, [link], December
Holton, M. and Alexander, S. (1995) “Soft Cellular Modeling: A Technique for the Simulation of Non-rigid Materials”, Computer Graphics: Developments in Virtual Environments, R. A. Earnshaw and J. A. Vince, England, Academic Press Ltd., p. 449-460.
Knuth, D. E. (1984), The TeXbook, Addison Wesley, 15th edition.
Smith, A. and Jones, B. (1999). On the complexity of computing. In Advances in Computer Science, pages 555–566. Publishing Press.