Promoção da Equidade de Gênero na Programação Competitiva: Estratégias e Impactos das Ações Afirmativas nas Maratonas de Programação no Brasil

Resumo


No contexto da Computação, a programação competitiva é uma área relevante que tem como objetivo que alunos resolvam, geralmente em equipes, desafios de programação desenvolvendo habilidades e competências na área. No entanto, a participação feminina permanece significativamente baixa e notavelmente distante em comparação com a masculina, mesmo comprovada a equidade intelectual entre gêneros. O objetivo desta pesquisa é apresentar estratégias utilizadas para melhorar a participação feminina nos cursos de Computação por meio das Maratonas de Programação. As iniciativas realizadas até o momento com ações afirmativas e de inclusão representam um passo importante na direção da equidade de gênero na programação competitiva.
Palavras-chave: Equidade de Gênero, Programação Competitiva, Maratonas de Programação, Ações Afirmativas

Referências

Araujo, A. P. F., & Frigo, L. B. (2022). Diversidade de gênero na área de TI ainda é pauta contemporânea. Computação Brasil, 44.

Ataes, D., & Carneiro, A. M. (2023). Brazilian universities’ gender equality plans. SciELO Preprints.

Bastos, M. S., Tamayo, S. C., & Franco, E. M. (2017). Motivación y autoeficacia en mujeres que estudian carreras de perfil informático. In LAWCC, IX Congreso de la Mujer Latinoamericana en la Computación.

Cellard, A. (2012). A análise documental. In Poupart, J. (Ed.), A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos (pp. 295–316). Vozes.

Clavero, S., & Galligan, Y. (2020). Analysing gender and institutional change in academia: Evaluating the utility of feminist institutionalist approaches. Journal of Higher Education Policy and Management, 42(5), 650–666.

Cooper, J., & Weaver, K. D. (2003). Gender and computers: Understanding the digital divide. Psychology Press/Laurence Erlbaum Associates.

de Freitas, R., Lobo, L., & Conte, T. (2016). Projeto SciTechGirls: Desenvolvimento de aplicativos e participação em competições de programação científicas e tecnológicas. In Anais do X Women in Information Technology (pp. 87–91). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC.

Fisher, M., & Cox, A. (2006). Gender and programming contests: Mitigating exclusionary practices. Informatics in Education, 5(1), 47–62.

Koch, S. C., Muller, S. M., & Sieverding, M. (2008). Women and computers: Effects of stereotype threat on attribution of failure. Computers & Education, 51(2), 852–861.

Lerner, G. (2019). A criação do Patriarcado: História da opressão das mulheres pelos homens. Cultrix.

Lima, A., Santos, M. E., Zhou, T., Holanda, M., Araujo, A., Koike, C., Borges, V., & Oliveira, R. (2021). Uma iniciativa para aumentar a participação feminina nas competições de programação: Um relato de experiência. In Anais do XV Women in Information Technology (pp. 220–229). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC.

Lopes, A., Santana, T., & Braga, A. (2020). O ensino de pensamento computacional por meio de jogos desplugados e olimpíadas científicas: Um relato de experiência nos anos finais do ensino fundamental. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação (pp. 96–100). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC.

Moro, M. M. (2022). Lack of diversity: Are you part of the problem or its solution? In Anais do II Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (pp. 261–271).

ONU (2024). Sobre as metas de desenvolvimento sustentável. Organização das Nações Unidas.

Pessoa, M., Tamayo, S., & Franco, E. (2017a). Panorama da participação feminina em competições de programação promovida por instituição de ensino superior da região Norte. In Anais do XI Women in Information Technology (pp. 50–58). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC.

Pessoa, M., Tamayo, S., & R., J. R. (2017b). Aumento da participação feminina em competições de programação tecnológicas através da criação de grupos de treinamento e pesquisa. In Anais do XI Women in Information Technology (pp. 59–67). Porto Alegre, RS, Brasil: SBC.

Reis, R. C. D., Pereira, R., Silva, F., & Peres, L. M. (2023). Hello world: Abordando questões sobre o gênero feminino em uma disciplina de introdução à computação. In Anais do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação.

Santos, V. L. A., Carvalho, T. F., & Barreto, M. S. V. (2021). Mulheres na tecnologia da informação: Histórico e cenário atual nos cursos superiores. WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 8–15.

SBC (2023a). Estatísticas. Sociedade Brasileira de Computação. Retrieved from [link]

SBC (2023b). Maratona de Programação. Sociedade Brasileira de Computação. Retrieved from [link]

SBC (2024). Relatório Anual. Sociedade Brasileira de Computação. Retrieved from [link]
Publicado
04/11/2024
IRION, Crishna; SANTOS, Camila da Cruz; THEODORO, Luiz Cláudio; ARAÚJO, Rafael Dias; PEREIRA, João Henrique de Souza. Promoção da Equidade de Gênero na Programação Competitiva: Estratégias e Impactos das Ações Afirmativas nas Maratonas de Programação no Brasil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2113-2124. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242172.