Mineração de Dados nos Hábitos de Estudo: Uma Análise para o Desempenho no ENEM 2022

  • Abílio Nogueira Barros Universidade Federal Rural de Pernambuco http://orcid.org/0000-0001-6045-116X
  • Danielle Karla Alves da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Paulo J. L. Adeodato Universidade Federal de Pernambuco

Resumo


Este artigo aborda o processo de descoberta de conhecimento por meio da mineração de dados aplicada aos hábitos de estudo dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2022. O objetivo principal desta pesquisa é empregar técnicas de mineração de dados para identificar e destacar quais práticas de estudo são mais eficazes na obtenção de um desempenho positivo no exame. A análise visa fornecer insights valiosos que podem contribuir para a otimização dos métodos de preparação dos candidatos, oferecendo orientações fundamentadas para um melhor desempenho em exames do ENEM no futuro. Os resultados iniciais indicam que a organização frequente do material de estudo e a prática consistente de resumir videoaulas e/ou podcasts são importantes fatores para o melhor desempenho dos estudantes no ENEM. Sendo assim, esses achados podem orientar práticas educacionais e aprimorar estratégias de preparação para o ENEM, melhorando o entendimento dos fatores que podem influenciar o desempenho dos estudantes.

Palavras-chave: Mineração de dados, Hábitos de estudo, Desempenho no ENEM

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Publicado
04/11/2024
BARROS, Abílio Nogueira; SILVA, Danielle Karla Alves da; ADEODATO, Paulo J. L.. Mineração de Dados nos Hábitos de Estudo: Uma Análise para o Desempenho no ENEM 2022. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2978-2986. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244620.