TRUEBLE: Prototipação e Avaliação do Aplicativo para Ensino de Tabelas Verdade
Resumo
Disciplinas teóricas iniciais, como Lógica Matemática em cursos de Computação, desafiam alunos com seus complexos conteúdos matemáticos. Para auxiliar a superar essas dificuldades, desenvolvemos o TRUEBLE, um aplicativo educacional com módulos para ensinar, construir e verificar tabelas verdade. Este trabalho foca na prototipação e avaliação do módulo Construir Tabelas, o qual recebeu feedback positivo dos alunos, indicando que o TRUEBLE melhorou significativamente a compreensão do conteúdo. Futuramente, avaliaremos o impacto no aprendizado com o uso do TRUEBLE em sala de aula.
Palavras-chave:
Lógica matemática, tabela verdade, Aplicativo educacional, avaliação usabilidade
Referências
Abar, C. (2008). Noções de Lógica Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Cronbach, L. (1951). Coefficient alpha and the internal structure of tests. Psychometrika, page 297–334.
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Dias, B., Otokovieski, M., Finger, A., da Silva, J. P., and Ecar, M. (2021). Aprendizado de lógica matemática: Avaliação de apps para tabela verdade e recomendação de uso. In Anais do XXVII Workshop de Informática na Escola, pages 96–105, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
MOURA, Guilherme; POLTRONIERI, Ildevana; FINGER, Alice.
TRUEBLE: Prototipação e Avaliação do Aplicativo para Ensino de Tabelas Verdade. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 1417-1429.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242648.