Explorando Interfaces Tangíveis no Processo de Alfabetização: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Resumo


Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura que analisa como as interfaces tangíveis de usuário são utilizadas para apoiar a alfabetização. Essa abordagem tem se mostrado eficaz na educação devido à possibilidade de manipulação física de dados, o que fortalece a compreensão das crianças sobre o tema. Entre os 657 trabalhos encontrados nos últimos 5 anos, 7 propostas que correspondiam aos critérios buscados foram analisadas. Os resultados indicam que as aplicações desenvolvidas promovem o aprendizado de maneira envolvente e que públicos com necessidades especiais se beneficiariam grandemente da disseminação de métodos alternativos, como os discutidos neste trabalho, promovendo maior inclusão social.
Palavras-chave: alfabetização, educação, TUI, linguagem, tecnologia, TDIC, RSL

Referências

Ananny, M. and Cassell, J. (2001). Telltale: A toy to encourage written literacy skills through oral storytelling. In Presentation at Winter Conference on Text, Discourse & Cognition, Jackson, USA. Citeseer.

Beal, F. and García, L. S. (2020). Introduzindo mapas conceituais para estudantes com cegueira via recursos tangíveis. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 682–691. SBC.

Beccaluva, E. A., Riccardi, F., Bettelli, G., Moskwa, L., Di Iorio, M., Di Gioia, F. R., Pasqua, E., Arosio, F., Guasti, M. T., and Garzotto, F. (2022). Grasping the grammar with moovy: A tangible user interface to train linguistic skills in children. In Chi conference on human factors in computing systems extended abstracts, pages 1–7.

Costa, V., Zen, E., Silva, A., and Tavares, T. (2023). Experiências com uso de mesa tangível em espaços de educação não formal. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 983–994, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Deitos, F. and Aragón, R. (2021). O processo de alfabetização com o uso das tecnologias digitais: uma revisão sistemática. In Anais do XXVII Workshop de Informática na Escola, pages 275–286, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

G1 (2023). Ranking da educação: Brasil está nas últimas posições no Pisa 2022; veja notas de 81 países em matemática, ciências e leitura. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 jun. 2024.

González-González, C. S., Guzmán-Franco, M. D., and Infante-Moro, A. (2019). Tangible technologies for childhood education: A systematic review. Sustainability, 11(10):2910.

Ishii, H. (2008). The tangible user interface and its evolution. Communications of the ACM, 51(6):32–36.

Jurgina, L. Q., Aquini, L. G., Iankowski, R. S., da Rosa, L. S., de Aguiar, M. S., and Primo, T. T. (2023). Alfaba: A tangible solution to support brazilian dyslexic students in their literacy process. In 2023 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), pages 1–9. IEEE.

Kitchenham, B. (2004). Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele University, 33(2004):1–26.

Lazar, S. (2015). The importance of educational technology in teaching. International Journal of Cognitive Research in Science, Engineering and Education, 3(1):111–114.

Marques, D. (2024). Estudo revela uso da tecnologia nas salas de aula do brasil. Educa Mais Brasil. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 jun. 2024.

O'Malley, C. and Fraser, D. S. (2004). Literature review in learning with tangible technologies. Futurelab Series, 12. Accessed: 19 jun. 2024.

Ongoro, C. A., Fanjiang, Y.-Y., Hung, C.-H., Lin, B.-J., and Guo, J. (2024). Tares: A game-based tangible augmented reality english spelling mastery system with minimal cognitive load. IEEE Access.

Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., Shamseer, L., Tetzlaff, J. M., Akl, E. A., Brennan, S. E., et al. (2021). The prisma 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. Bmj, 372.

Planalto (2024). Brasil supera patamar pré-pandemia com 56% de crianças alfabetizadas no segundo ano do fundamental. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 jun. 2024.

Price, S., Rogers, Y., Scaife, M., Stanton, D., and Neale, H. (2003). Using ‘tangibles’ to promote novel forms of playful learning. Interacting with computers, 15(2):169–185.

Rodríguez-Vizzuett, L., Guerrero-García, J., Olmos-Pineda, I., and Lozano, M. D. (2019). Model-driven development of an augmented reality-based application for english language teaching to children between 9 and 12 years old. In 2019 international conference on inclusive technologies and education (CONTIE), pages 1–17. IEEE.

Ryokai, K. and Cassell, J. (1999). Storymat: a play space for collaborative storytelling. In CHI’99 extended abstracts on Human factors in computing systems, pages 272–273.

Sandoval-Bringas, J. A., Carreño-León, M. A., Encinas, I. D., Carrillo, A. L., Cota, I. E., and Castro, R. C. (2020). Using tangible interfaces for teaching braille. In 2020 3rd International Conference of Inclusive Technology and Education (CONTIE), pages 128–132. IEEE.

Shaer, O., Hornecker, E., et al. (2010). Tangible user interfaces: past, present, and future directions. Foundations and Trends® in Human–Computer Interaction, 3(1–2):4–137.

Soares, M. (2004). Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista brasileira de educação, pages 5–17.

Tarone, E. and Bigelow, M. (2013). Literacy and second language oracy. Oxford University Press.

Taylor, J. L., Aboriginal Shire Council, W. W., Soro, A., Esteban, M., Vallino, A., Roe, P., and Brereton, M. (2020). Crocodile language friend: Tangibles to foster children’s language use. In Extended Abstracts of the 2020 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, pages 1–14.
Publicado
04/11/2024
MEDEIROS, Eduarda Pereira; MACKEDANZ, Tiago Duarte; AQUINI, Lui Gill; JURGINA, Laura Quevedo; PRIMO, Tiago Thompsen; ROSA JÚNIOR, Leomar Soares da. Explorando Interfaces Tangíveis no Processo de Alfabetização: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1222-1233. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242413.