Computação Física e Pensamento Computacional - Cidades Automatizadas: Uma Proposta de Livro Didático para o 7° Ano
Resumo
As habilidades de Pensamento Computacional (PC) têm sido consideradas essenciais para os indivíduos do século XXI. Nesse sentido, a BNCC Computação preconiza que essas habilidades devem ser incentivadas nos alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Para isso, será necessário investir na criação de materiais didáticos apropriados às diferentes faixas etárias desses estudantes, considerando os direcionamentos curriculares e as particularidades do contexto educacional brasileiro. Diante disso, este artigo apresenta os resultados parciais do desenvolvimento de um livro didático que visa estimular as habilidades de Pensamento Computacional por meio da Computação Física, direcionado aos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental II.
Palavras-chave:
Computação Física, Pensamento Computacional, Ensino e Aprendizagem, Ensino Fundamental II
Referências
BBC, L. (2015). Indroduction to Computational Thinking. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de mai. 2024.
Borges, M. e. a. (2021). O que é pensamento computacional?. Disponível em: [link]. Acesso em: 24 de mai. 2024.
Brackmann, C. P. (2017). Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de atividades desplugadas na Educação Básica. 2017. 226 f. PhD thesis, Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de mai. 2024.
Brasil (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponível em: [link]. Acesso em: 12 de jun. 2024.
Brasil (2022a). Normas sobre computação na Educação Básica – BNCC Computação. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 de jun. 2024.
Brasil (2022b). PARECER CNE/CEB Nº: 2/2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 de jun. 2024.
Brasil (2023). Política Nacional de Educação Digital (PNED). Lei Nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. [link]. Acesso em: 07 de ago. 2024.
Braz, R. d. S. (2021). Robótica educacional e o desenvolvimento do pensamento computacional na educação básica: mapeamento sistemático da literatura. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 de jun. 2024.
Brazileiro, R. B. (2013). tamarino: uma abordagem visual para prototipagem rápida em computação física. Master’s thesis, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brazil. Disponível em: [link]. Acesso em: 24 de mai. 2024.
Carvalho, F. and Braga, M. (2022). Pensamento computacional na educação brasileira: um olhar segundo artigos do congresso brasileiro de informática na educação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 30:237–261. Disponível em: [link]. Acesso em: 09 de jul. 2024.
Code.Org (2016). Computational Thinking. Disponível em: [link] 3J00QJo. Acesso em: 22 de mai. 2024.
Code.org (2023). Micro:bit Physical Computing Fundamentals. Disponível em: [link]. Acesso em: 09 de jul.2024.
Costa-Junior, A. d. O. and Anglada-Rivera, J. (2022). Pensamiento computacional: Reflexiones sobre la formacion inicial docente en brasil. In Memorias del Seminario Iberoamericano de Pensamiento Computacional. Mexico: Xalapa – Veracruz. SIPECO. Disponível em: [link]. Acesso em: 08 de mar. 2024.
Costa-Junior, A. d. O. and Anglada-Rivera, J. (2023a). Computação Física: Uma proposta de livro para a formação de professores utilizando arduino e pictoblox. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, pages 877–888. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de mai. 2024.
Costa-Junior, A. d. O. and Anglada-Rivera, J. (2023b). Pensamiento computacional: Reflexiones sobre la formacion inicial docente en brasil. In AmexComp, editor, Pensamiento Computacional en Iberoamerica. Academia Mexicana de Computacion. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de mai. 2024.
Costa-Junior, A. d. O. and Anglada-Rivera, J. (2024a). BNCC Computação: O que os acadêmicos de licenciatura precisam saber sobre o Pensamento Computacional? In Anais do XXXII Workshop sobre Educação em Computação, pages 878–891, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 21 jul. 2024.
Costa-Junior, A. d. O. and Anglada-Rivera, J. (2024b). O Pensamento Computacional no processo de ensino e aprendizagem da Física: Uma revisão sistemática. In Anais do XXXII Workshop sobre Educação em Computação, pages 525–540, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 21 jul. 2024.
Costa-Junior, A. d. O. and Anglada-Rivera, J. (2024c). Uma proposta de instrumento avaliativo para identificar habilidades do pensamento computacional por meio da computação física. In Anais do IV Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 314–324. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de mai. 2024.
Costa-Junior, A. d. O., Guedes, A. d. J., Souza, G. G., and Anglada-Rivera, J. (2023). Computação Física: Programando sensores e componentes com Arduino e PictoBlox, volume 1. 1 ed. Manaus - AM: Ed. dos autores. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 de jun. 2024.
Csizmadia, A., Curzon, P., Dorling, M., Humphreys, S., Ng, T., Selby, C., and Woollard, J. (2015). Computational thinking-a guide for teachers. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de mai. 2024.
CSTA-ISTE (2011). Computational Thinking - Teacher resources. 2a. ed. Computer Science Teachers Association (CSTA) and the International Society for Technology in Education (ISTE). Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de mai. 2024.
Culkin, J. and Hagan, E. (2017). Learn Electronics with Arduino: An Illustrated Beginner’s Guide to Physical Computing. Maker Media, Inc.
Culkin, J. and Hagan, E. (2019). Aprenda eletrônica com Arduino: Um guia ilustrado de eletrônica para iniciantes. Novatec Editora.
Cutumisu, M., Adams, C., and Lu, C. (2019). A scoping review of empirical research on recent computational thinking assessments. Journal of Science Education and Technology, 28(6):651–676. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de jul. 2024.
de Oliveira Glizt, F. R. et al. (2017). O pensamento computacional nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Novas Tecnologias na Educação, 15(2). Disponível em: [link]. Acesso em: 23 de jun. 2024.
França, R. S. d. (2020). Uma abordagem pedagógica incorporada para o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino fundamental. PhD thesis, Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de mai. 2024.
Gorgonio, F. L. and Vale, K. M. (2023). Introdução ao pensamento computacional no ensino fundamental: Um relato de experiência em escolas distritais. In. Anais do VIII Congresso sobre Tecnologias na Educação, pages 463–466. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de jul. 2024.
Gouws, L. A., Bradshaw, K., and Wentworth, P. (2013). Computational thinking in educational activities: an evaluation of the educational game light-bot. In Proceedings of the 18th ACM conference on Innovation and technology in computer science education, pages 10–15. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de jul. 2024.
Grover, S. and Pea, R. (2013). Computational thinking in k–12: A review of the state of the field. Educational researcher, 42(1):38–43. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de mai. 2024.
Grover, S., Pea, R. D., and Cooper, S. (2015). Designing for deeper learning in a blended computer science course for middle school students. Computer Science Education, 25:199 – 237. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 de jun. 2024.
Henderson, P. B., Cortina, T. J., and Wing, J. M. (2007). Computational thinking. In Proceedings of the 38th SIGCSE technical symposium on Computer science education, pages 195–196. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 de jun. 2024.
Hodges, S., Sentance, S., Finney, J., and Ball, T. (2020). Physical computing: A key element of modern computer science education. Computer, 53(4):20–30. Disponível em: [link]. Acesso em: 07 de jul. 2024.
Liukas, L. (2015). Hello Ruby: adventures in coding, volume 1. Macmillan.
Monk, S. (2013). Programação com Arduino: começando com Sketches. Bookman Editora
O’Sullivan, D. and Igoe, T. (2004). Physical computing: sensing and controlling the physical world with computers. Course Technology Press.
Papert, S. A. (1980). Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. Basic books.
Przybylla, M., Henning, F., Schreiber, C., and Romeike, R. (2017). Teachers expectations and experience in physical computing. In Informatics in Schools: Focus on Learning Programming: 10th International Conference on Informatics in Schools: Situation, Evolution, and Perspectives, ISSEP 2017, Helsinki, Finland, November 13-15, 2017, Proceedings 10, pages 49–61. Springer. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de jul. 2024.
Radaelli, M. R. R., Astudillo, M. V., de Paula, A. A., and Meira, R. R. (2021). Robótica educativa e scratch na perspectiva de projeto na educação básica para desenvolvimento do pensamento computacional frente a cultura digital. Research, Society and Development, 10(3):e20010313076–e20010313076. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 de jun. 2024.
Román-Gonzalez, M., Pérez-González, J. C., and Jiménez-Fernández, C. (2015). Test de pensamiento computacional: diseño y psicometría general. In III congreso internacional sobre aprendizaje, innovacion y competitividad (CINAIC 2015), pages 1–6. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de jul. 2024.
Santana, B. L., Araujo, L. G. d. J., and Bittencourt, R. A. (2019). Série Computação Fundamental. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 de jul. 2024.
Santana, B. L., Chavez, C. v. F. G., and Bittencourt, R. A. (2021). Uma definição operacional para pensamento computacional. In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 93–103. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 07 de ago. 2024.
Selby, C. and Woollard, J. (2013). Computational thinking: the developing definition. Disponível em: [link]. Acesso em: 07 de ago. de 2024.
Silva, I., França, R., and Pontual Falcão, T. (2021). Recursos para o desenvolvimento do pensamento computacional: da identificação a avaliação. Revista Tecnologias na Educação, 13(35). Disponível em: [link]. Acesso em: 24 de jun. 2024.
Wing, J. (2017). Computational thinking’s influence on research and education for all. Italian Journal of Educational Technology, 25(2):7–14. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de mai. 2024.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de mai. 2024.
Zanetti, H. A. P., Borges, M. A. F., and Ricarte, I. L. M. (2023). Comfapoo: Método de ensino de programação orientada a objetos baseado em aprendizagem significativa computação física. Revista Brasileira de Informática na Educação, 31:01–30. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de mai. 2024.
Borges, M. e. a. (2021). O que é pensamento computacional?. Disponível em: [link]. Acesso em: 24 de mai. 2024.
Brackmann, C. P. (2017). Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de atividades desplugadas na Educação Básica. 2017. 226 f. PhD thesis, Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de mai. 2024.
Brasil (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponível em: [link]. Acesso em: 12 de jun. 2024.
Brasil (2022a). Normas sobre computação na Educação Básica – BNCC Computação. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 de jun. 2024.
Brasil (2022b). PARECER CNE/CEB Nº: 2/2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 de jun. 2024.
Brasil (2023). Política Nacional de Educação Digital (PNED). Lei Nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. [link]. Acesso em: 07 de ago. 2024.
Braz, R. d. S. (2021). Robótica educacional e o desenvolvimento do pensamento computacional na educação básica: mapeamento sistemático da literatura. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 de jun. 2024.
Brazileiro, R. B. (2013). tamarino: uma abordagem visual para prototipagem rápida em computação física. Master’s thesis, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brazil. Disponível em: [link]. Acesso em: 24 de mai. 2024.
Carvalho, F. and Braga, M. (2022). Pensamento computacional na educação brasileira: um olhar segundo artigos do congresso brasileiro de informática na educação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 30:237–261. Disponível em: [link]. Acesso em: 09 de jul. 2024.
Code.Org (2016). Computational Thinking. Disponível em: [link] 3J00QJo. Acesso em: 22 de mai. 2024.
Code.org (2023). Micro:bit Physical Computing Fundamentals. Disponível em: [link]. Acesso em: 09 de jul.2024.
Costa-Junior, A. d. O. and Anglada-Rivera, J. (2022). Pensamiento computacional: Reflexiones sobre la formacion inicial docente en brasil. In Memorias del Seminario Iberoamericano de Pensamiento Computacional. Mexico: Xalapa – Veracruz. SIPECO. Disponível em: [link]. Acesso em: 08 de mar. 2024.
Costa-Junior, A. d. O. and Anglada-Rivera, J. (2023a). Computação Física: Uma proposta de livro para a formação de professores utilizando arduino e pictoblox. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, pages 877–888. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de mai. 2024.
Costa-Junior, A. d. O. and Anglada-Rivera, J. (2023b). Pensamiento computacional: Reflexiones sobre la formacion inicial docente en brasil. In AmexComp, editor, Pensamiento Computacional en Iberoamerica. Academia Mexicana de Computacion. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de mai. 2024.
Costa-Junior, A. d. O. and Anglada-Rivera, J. (2024a). BNCC Computação: O que os acadêmicos de licenciatura precisam saber sobre o Pensamento Computacional? In Anais do XXXII Workshop sobre Educação em Computação, pages 878–891, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 21 jul. 2024.
Costa-Junior, A. d. O. and Anglada-Rivera, J. (2024b). O Pensamento Computacional no processo de ensino e aprendizagem da Física: Uma revisão sistemática. In Anais do XXXII Workshop sobre Educação em Computação, pages 525–540, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 21 jul. 2024.
Costa-Junior, A. d. O. and Anglada-Rivera, J. (2024c). Uma proposta de instrumento avaliativo para identificar habilidades do pensamento computacional por meio da computação física. In Anais do IV Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 314–324. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de mai. 2024.
Costa-Junior, A. d. O., Guedes, A. d. J., Souza, G. G., and Anglada-Rivera, J. (2023). Computação Física: Programando sensores e componentes com Arduino e PictoBlox, volume 1. 1 ed. Manaus - AM: Ed. dos autores. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 de jun. 2024.
Csizmadia, A., Curzon, P., Dorling, M., Humphreys, S., Ng, T., Selby, C., and Woollard, J. (2015). Computational thinking-a guide for teachers. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de mai. 2024.
CSTA-ISTE (2011). Computational Thinking - Teacher resources. 2a. ed. Computer Science Teachers Association (CSTA) and the International Society for Technology in Education (ISTE). Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de mai. 2024.
Culkin, J. and Hagan, E. (2017). Learn Electronics with Arduino: An Illustrated Beginner’s Guide to Physical Computing. Maker Media, Inc.
Culkin, J. and Hagan, E. (2019). Aprenda eletrônica com Arduino: Um guia ilustrado de eletrônica para iniciantes. Novatec Editora.
Cutumisu, M., Adams, C., and Lu, C. (2019). A scoping review of empirical research on recent computational thinking assessments. Journal of Science Education and Technology, 28(6):651–676. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de jul. 2024.
de Oliveira Glizt, F. R. et al. (2017). O pensamento computacional nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Novas Tecnologias na Educação, 15(2). Disponível em: [link]. Acesso em: 23 de jun. 2024.
França, R. S. d. (2020). Uma abordagem pedagógica incorporada para o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino fundamental. PhD thesis, Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de mai. 2024.
Gorgonio, F. L. and Vale, K. M. (2023). Introdução ao pensamento computacional no ensino fundamental: Um relato de experiência em escolas distritais. In. Anais do VIII Congresso sobre Tecnologias na Educação, pages 463–466. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de jul. 2024.
Gouws, L. A., Bradshaw, K., and Wentworth, P. (2013). Computational thinking in educational activities: an evaluation of the educational game light-bot. In Proceedings of the 18th ACM conference on Innovation and technology in computer science education, pages 10–15. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de jul. 2024.
Grover, S. and Pea, R. (2013). Computational thinking in k–12: A review of the state of the field. Educational researcher, 42(1):38–43. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de mai. 2024.
Grover, S., Pea, R. D., and Cooper, S. (2015). Designing for deeper learning in a blended computer science course for middle school students. Computer Science Education, 25:199 – 237. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 de jun. 2024.
Henderson, P. B., Cortina, T. J., and Wing, J. M. (2007). Computational thinking. In Proceedings of the 38th SIGCSE technical symposium on Computer science education, pages 195–196. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 de jun. 2024.
Hodges, S., Sentance, S., Finney, J., and Ball, T. (2020). Physical computing: A key element of modern computer science education. Computer, 53(4):20–30. Disponível em: [link]. Acesso em: 07 de jul. 2024.
Liukas, L. (2015). Hello Ruby: adventures in coding, volume 1. Macmillan.
Monk, S. (2013). Programação com Arduino: começando com Sketches. Bookman Editora
O’Sullivan, D. and Igoe, T. (2004). Physical computing: sensing and controlling the physical world with computers. Course Technology Press.
Papert, S. A. (1980). Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. Basic books.
Przybylla, M., Henning, F., Schreiber, C., and Romeike, R. (2017). Teachers expectations and experience in physical computing. In Informatics in Schools: Focus on Learning Programming: 10th International Conference on Informatics in Schools: Situation, Evolution, and Perspectives, ISSEP 2017, Helsinki, Finland, November 13-15, 2017, Proceedings 10, pages 49–61. Springer. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de jul. 2024.
Radaelli, M. R. R., Astudillo, M. V., de Paula, A. A., and Meira, R. R. (2021). Robótica educativa e scratch na perspectiva de projeto na educação básica para desenvolvimento do pensamento computacional frente a cultura digital. Research, Society and Development, 10(3):e20010313076–e20010313076. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 de jun. 2024.
Román-Gonzalez, M., Pérez-González, J. C., and Jiménez-Fernández, C. (2015). Test de pensamiento computacional: diseño y psicometría general. In III congreso internacional sobre aprendizaje, innovacion y competitividad (CINAIC 2015), pages 1–6. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de jul. 2024.
Santana, B. L., Araujo, L. G. d. J., and Bittencourt, R. A. (2019). Série Computação Fundamental. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 de jul. 2024.
Santana, B. L., Chavez, C. v. F. G., and Bittencourt, R. A. (2021). Uma definição operacional para pensamento computacional. In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 93–103. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 07 de ago. 2024.
Selby, C. and Woollard, J. (2013). Computational thinking: the developing definition. Disponível em: [link]. Acesso em: 07 de ago. de 2024.
Silva, I., França, R., and Pontual Falcão, T. (2021). Recursos para o desenvolvimento do pensamento computacional: da identificação a avaliação. Revista Tecnologias na Educação, 13(35). Disponível em: [link]. Acesso em: 24 de jun. 2024.
Wing, J. (2017). Computational thinking’s influence on research and education for all. Italian Journal of Educational Technology, 25(2):7–14. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de mai. 2024.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de mai. 2024.
Zanetti, H. A. P., Borges, M. A. F., and Ricarte, I. L. M. (2023). Comfapoo: Método de ensino de programação orientada a objetos baseado em aprendizagem significativa computação física. Revista Brasileira de Informática na Educação, 31:01–30. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de mai. 2024.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
BENTES, Julian Coelho; FLORES, Eloína Ferreira; GUEDES, Andrey de Jesus; FREITAS, Maria Lúcia P. de; COSTA JUNIOR, Almir de Oliveira; RIVERA, José Anglada.
Computação Física e Pensamento Computacional - Cidades Automatizadas: Uma Proposta de Livro Didático para o 7° Ano. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 3222-3233.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244810.