Usabilidade de um Aplicativo de Libras para Educação e Governança em uma Cidade Amazônica
Resumo
Este trabalho apresenta o aplicativo móvel Pará-LIBRAS, que é um glossário bilíngue Português-LIBRAS, capaz de receber e reunir sugestões de usuários sobre novos sinais, e que pretende ser utilizado na esfera da educação estadual, federal e na câmara legislativa de uma cidade amazônica. A usabilidade do Pará-LIBRAS é avaliada por meio do Goal-Question-Metric (GQM) e da System Usability Scale (SUS) aplicadas a potenciais usuários finais. Para analisar a validade e a confiabilidade do GQM, utilizou-se a variância média extraída (AVE), a medida de confiabilidade composta (CR), o Índice de Validade de Conteúdo (CVI), o Alfa de Cronbach, o Coeficiente de Ômegas e a consistência de Raju. Os resultados do GQM e do SUS demonstram que as impressões positivas quanto à simplicidade, precisão, tempo gasto, segurança e atratividade representam mais de 90%.
Palavras-chave:
LIBRAS, Aplicativo Móvel, Avaliação da Usabilidade, Confiabilidade e Validade, Educação, Governança
Referências
Antonialli, F., Antonialli, L. M., and Antonialli, R. (2016). Usos e abusos da escala likert: estudo bibliométrico nos anais do enanpad de 2010 a 2015. In Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, volume 1, pages 12–02, Volta Redonda, RJ. Universidade Federal Fluminense.
Blattgerste, J., Behrends, J., and Pfeiffer, T. (2022). A web-based analysis toolkit for the system usability scale. In Proceedings of the 15th International Conference on PErvasive Technologies Related to Assistive Environments, PETRA ’22, page 237–246, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Brooke, J. et al. (1996). SUS-a quick and dirty usability scale. Usability evaluation in industry, 189(194):4–7.
Campbell, D. T. and Stanley, J. C. (2015). Experimental and quasi-experimental designs for research. Ravenio Books, Cambridge, England.
Cavalcanti, A., Ferreira, R., Dionísio, M., Neto, S., Passero, G., and Miranda, P. (2017). Uma nova abordagem para detecção de plágio em ambientes educacionais. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 28, page 1177.
Cígler, H. and Chvojka, E. (2022). Reliability estimation in tests composed of two items only: Admissible and plausible reliability ranges. PsyArXiv, February, 16.
Câmara Municipal de Marabá (CMM) (2024). Câmara lança glossário de Libras para apoiar comunidade surda. Disponível em [link]. Acesso em 10 de junho de 2024.
do Nascimento, H. R. (2019). Investigação de teste de usabilidade para aplicações móveis. PhD thesis, Universidade Estadual de Campinas.
Friedrich, M. A. (2019). Glossário em Libras: uma proposta de terminologia pedagógica (português-Libras) no curso de administração da UFPel. Master's thesis, Universidade Federal de Pelotas.
Gesser, A. (2012). O ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a Libras. São Paulo: Parábola Editorial.
Galvão, L., García, L., and Felipe, T. (2020). Concepção de jogos educativos para crianças surdas baseados na educação infantil bilíngue: Um estudo de caso de avaliação da metodologia CAJEDUS. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 592–601, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Haör, Victor (2023). CAES: Estudantes recebem atendimento especializado na área da surdez na sede do centro e nas escolas públicas. Disponível em [link]. Acesso em 10 de junho de 2024.
Hussain, A. and Kutar, M. (2009). Usability metric framework for mobile phone application. PGNet, ISBN, 2099:978–1.
Kaya, A., Ozturk, R., and Altin Gumussoy, C. (2019). Usability measurement of mobile applications with system usability scale (SUS). In Industrial Engineering in the Big Data Era: Selected Papers from the Global Joint Conference on Industrial Engineering and Its Application Areas, GJCIE 2018, June 21–22, 2018, Nevsehir, Turkey, pages 389–400. Springer.
Lourenço, D. F., Carmona, E. V., and Lopes, M. H. B. d. M. (2022). Translation and cross-cultural adaptation of the system usability scale to Brazilian Portuguese. Aquichan, 22(2).
McGinn, C., Bourke, E., O’Kelly, T., and Cullinan, M. F. (2018). Adapting the goals/questions/metrics (GQM) method for applications in robot design. In 2018 IEEE International Conference on Robotics and Automation (ICRA), pages 4746–4751.
Oliveira, A. M., Cabral, A., Barreto, G., Nascimento, J., Rodrigues, S., and Viana, F. (2020). Software educativo ContaKg bilíngue. In Anais dos Workshops do X Congresso Brasileiro de Informática na Educação, pages 221–226, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Ouedraogo, E. O. G., Rodrigues, E. G., and Ouedraogo, A. (2020). Glossário jurídico em Libras: sinal, discurso e linguagem cinematográfica. Línguas e Instrumentos Linguísticos, 23(46):200–223.
Pereira, C. S. (2021). Para um glossário bilíngue (português-Libras) de ortodontia.
Raju, N. S. (1977). A generalization of coefficient alpha. Psychometrika, 42(4):549–565.
Rombach, D., Basili, V., and Caldiera, G. (1994). The goal question metric approach. Encyclopedia of Software Engineering, 2:528–532.
Sanches, E. C. P., Bueno, J., et al. (2022). Uso da linguagem simples como prática no design da informação e design inclusivo. Coletânea de estudos do PPGDesign/UFPR: Novos horizontes da pesquisa em design, pages 231–245.
Scapolan, B. A. and Silva, I. A. L. (2018). Expressões idiomáticas português-Libras: (in)traduzibilidade. Libras, Lexicografia e Cultura, 45(Especial):332–350.
Sim, Y. W., WaiShiang, C., Phang, P., Lam, K.-C., Phang, E., and binti Jali, N. (2022). Goal question metric as an interdisciplinary tool for assessing mobile learning application. International Journal of Advanced Computer Science and Applications, 13(5).
Stedile, C. G. S., Fleury, G. S., and de Souza Ribeiro, M. W. (2019). Poster: Desenvolvimento de um ambiente virtual imersivo para auxiliar em práticas de falar em público. In Anais Estendidos do XXI Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada, pages 43–44. SBC.
Valentini, F. and Damasio, B. F. (2016). Average variance extracted and composite reliability: Reliability coefficients/variância média extraída e confiabilidade composta: Indicadores de precisão. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 32(2) –NA.
Vlachogianni, P. and Tselios, N. (2022). Perceived usability evaluation of educational technology using the system usability scale (SUS): A systematic review. Journal of Research on Technology in Education, 54(3):392–409.
Warrens, M. J. (2015). Some relationships between Cronbach’s alpha and the Spearman-Brown formula. Journal of Classification, 32:127–137.
Blattgerste, J., Behrends, J., and Pfeiffer, T. (2022). A web-based analysis toolkit for the system usability scale. In Proceedings of the 15th International Conference on PErvasive Technologies Related to Assistive Environments, PETRA ’22, page 237–246, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Brooke, J. et al. (1996). SUS-a quick and dirty usability scale. Usability evaluation in industry, 189(194):4–7.
Campbell, D. T. and Stanley, J. C. (2015). Experimental and quasi-experimental designs for research. Ravenio Books, Cambridge, England.
Cavalcanti, A., Ferreira, R., Dionísio, M., Neto, S., Passero, G., and Miranda, P. (2017). Uma nova abordagem para detecção de plágio em ambientes educacionais. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 28, page 1177.
Cígler, H. and Chvojka, E. (2022). Reliability estimation in tests composed of two items only: Admissible and plausible reliability ranges. PsyArXiv, February, 16.
Câmara Municipal de Marabá (CMM) (2024). Câmara lança glossário de Libras para apoiar comunidade surda. Disponível em [link]. Acesso em 10 de junho de 2024.
do Nascimento, H. R. (2019). Investigação de teste de usabilidade para aplicações móveis. PhD thesis, Universidade Estadual de Campinas.
Friedrich, M. A. (2019). Glossário em Libras: uma proposta de terminologia pedagógica (português-Libras) no curso de administração da UFPel. Master's thesis, Universidade Federal de Pelotas.
Gesser, A. (2012). O ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a Libras. São Paulo: Parábola Editorial.
Galvão, L., García, L., and Felipe, T. (2020). Concepção de jogos educativos para crianças surdas baseados na educação infantil bilíngue: Um estudo de caso de avaliação da metodologia CAJEDUS. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 592–601, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Haör, Victor (2023). CAES: Estudantes recebem atendimento especializado na área da surdez na sede do centro e nas escolas públicas. Disponível em [link]. Acesso em 10 de junho de 2024.
Hussain, A. and Kutar, M. (2009). Usability metric framework for mobile phone application. PGNet, ISBN, 2099:978–1.
Kaya, A., Ozturk, R., and Altin Gumussoy, C. (2019). Usability measurement of mobile applications with system usability scale (SUS). In Industrial Engineering in the Big Data Era: Selected Papers from the Global Joint Conference on Industrial Engineering and Its Application Areas, GJCIE 2018, June 21–22, 2018, Nevsehir, Turkey, pages 389–400. Springer.
Lourenço, D. F., Carmona, E. V., and Lopes, M. H. B. d. M. (2022). Translation and cross-cultural adaptation of the system usability scale to Brazilian Portuguese. Aquichan, 22(2).
McGinn, C., Bourke, E., O’Kelly, T., and Cullinan, M. F. (2018). Adapting the goals/questions/metrics (GQM) method for applications in robot design. In 2018 IEEE International Conference on Robotics and Automation (ICRA), pages 4746–4751.
Oliveira, A. M., Cabral, A., Barreto, G., Nascimento, J., Rodrigues, S., and Viana, F. (2020). Software educativo ContaKg bilíngue. In Anais dos Workshops do X Congresso Brasileiro de Informática na Educação, pages 221–226, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Ouedraogo, E. O. G., Rodrigues, E. G., and Ouedraogo, A. (2020). Glossário jurídico em Libras: sinal, discurso e linguagem cinematográfica. Línguas e Instrumentos Linguísticos, 23(46):200–223.
Pereira, C. S. (2021). Para um glossário bilíngue (português-Libras) de ortodontia.
Raju, N. S. (1977). A generalization of coefficient alpha. Psychometrika, 42(4):549–565.
Rombach, D., Basili, V., and Caldiera, G. (1994). The goal question metric approach. Encyclopedia of Software Engineering, 2:528–532.
Sanches, E. C. P., Bueno, J., et al. (2022). Uso da linguagem simples como prática no design da informação e design inclusivo. Coletânea de estudos do PPGDesign/UFPR: Novos horizontes da pesquisa em design, pages 231–245.
Scapolan, B. A. and Silva, I. A. L. (2018). Expressões idiomáticas português-Libras: (in)traduzibilidade. Libras, Lexicografia e Cultura, 45(Especial):332–350.
Sim, Y. W., WaiShiang, C., Phang, P., Lam, K.-C., Phang, E., and binti Jali, N. (2022). Goal question metric as an interdisciplinary tool for assessing mobile learning application. International Journal of Advanced Computer Science and Applications, 13(5).
Stedile, C. G. S., Fleury, G. S., and de Souza Ribeiro, M. W. (2019). Poster: Desenvolvimento de um ambiente virtual imersivo para auxiliar em práticas de falar em público. In Anais Estendidos do XXI Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada, pages 43–44. SBC.
Valentini, F. and Damasio, B. F. (2016). Average variance extracted and composite reliability: Reliability coefficients/variância média extraída e confiabilidade composta: Indicadores de precisão. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 32(2) –NA.
Vlachogianni, P. and Tselios, N. (2022). Perceived usability evaluation of educational technology using the system usability scale (SUS): A systematic review. Journal of Research on Technology in Education, 54(3):392–409.
Warrens, M. J. (2015). Some relationships between Cronbach’s alpha and the Spearman-Brown formula. Journal of Classification, 32:127–137.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
COSTA, Ana Paula Martins da; DINIZ, Eduardo de Medeiros; SALES, Erick Gaia; COELHO, Felipe; COSTA, Walber Christiano Lima da; SOUSA, Léia S. de.
Usabilidade de um Aplicativo de Libras para Educação e Governança em uma Cidade Amazônica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 1248-1262.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242459.