Aplicação de Sistema Tutor Inteligente em Jogo Educacional Digital para Capacitação na Identificação de Fake News em Português: Estudos de Caso no Ensino Médio
Resumo
O uso de jogos educacionais digitais (JED) para capacitar pessoas a identificar Fake News tem se mostrado uma abordagem promissora. Entretanto, como cada indivíduo possui um ritmo próprio de aprendizado, este trabalho buscou evidências de validade da seguinte hipótese: a eficácia de um JED para capacitação na tarefa de identificar Fake News pode ser melhorada se tal JED for integrado a um sistema tutor inteligente (STI). Para tanto, um protótipo integrando um JED e um STI foi desenvolvido e aplicado em seis estudos de caso com alunos do ensino médio do Rio de Janeiro. Resultados dos estudos mostram indícios de validade da hipótese, além de uma avaliação positiva pelos alunos quanto à contribuição do STI para melhora de desempenho na referida tarefa.
Palavras-chave:
jogos educacionais digitais, fake news, sistema tutor inteligente
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
MOREIRA, Treice O.; SILVA, Cláudia S. da; PASSOS, Cláudio; FERNANDES, Isabel; GOLDSCHMIDT, Ronaldo R..
Aplicação de Sistema Tutor Inteligente em Jogo Educacional Digital para Capacitação na Identificação de Fake News em Português: Estudos de Caso no Ensino Médio. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 602-615.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.241890.