Narrativas Contextualizadas na Definição de Problemas de Programação: Uma Revisão da Literatura
Resumo
Para mitigar as dificuldades dos estudantes em resolver problemas de programação, a contextualização das situações-problema tem sido uma estratégia promissora. Este estudo explora como a literatura sobre educação em computação tem abordado o uso de narrativas contextualizadas na especificação de problemas e seus efeitos na aprendizagem. A revisão sistemática da literatura revelou resultados variados: enquanto alguns estudos apontam benefícios significativos, outros não identificam diferenças substanciais. Além disso, os efeitos das narrativas parecem depender de variáveis específicas, com alguns estudos mostrando melhorias na resolução de problemas e outros observando um aumento no tempo de execução das tarefas.
Referências
Bennedsen, J. and Caspersen, M. E. (2019). Failure rates in introductory programming: 12 years later. ACM inroads, 10(2):30–36.
Bouvier, D., Lovellette, E., Matta, J., Alshaigy, B., Becker, B. A., Craig, M., Jackova, J., McCartney, R., Sanders, K., and Zarb, M. (2016). Novice programmers and the problem description effect. In Proceedings of the 2016 ITiCSE Working Group Reports, ITiCSE ’16, page 103–118, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Craig, M., Smith, J., and Petersen, A. (2017). Familiar contexts and the difficulty of programming problems. In Proceedings of the 17th Koli calling international conference on computing education research, pages 123–127.
de Sousa Oliveira, K. K., da Silva Marcolino, A., Falcão, T. P., and Barbosa, E. F. (2024). Ensino e aprendizagem de programação na educação 4.0: Um mapeamento sistemático da literatura. Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP), pages 245–255.
Del Carpio Gutierrez, A., Denny, P., and Luxton-Reilly, A. (2024). Evaluating automatically generated contextualised programming exercises. In Proceedings of the 55th ACM Technical Symposium on Computer Science Education V. 1, pages 289–295.
Keele, S. et al. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering.
Knijnik, G., Wanderer, F., Giongo, I. M., and Duarte, C. G. (2019). Etnomatemática em movimento. Autêntica Editora.
Leinonen, J., Denny, P., and Whalley, J. (2021). Exploring the effects of contextualized problem descriptions on problem solving. In Proceedings of the 23rd Australasian Computing Education Conference, pages 30–39.
Lovellette, E., Bouvier, D. J., and Matta, J. (2024). Contextualization, authenticity, and the problem description effect. ACM Transactions on Computing Education.
Lovellette, E., Matta, J., Bouvier, D., and Frye, R. (2017). Just the numbers: an investigation of contextualization of problems for novice programmers. In Proceedings of the 2017 ACM SIGCSE Technical Symposium on Computer Science Education, pages 393–398.
Morrison, B. B., Margulieux, L. E., Ericson, B., and Guzdial, M. (2016). Subgoals help students solve parsons problems. In Proceedings of the 47th ACM Technical Symposium on Computing Science Education, SIGCSE ’16, page 42–47, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Morrison, B. B., Margulieux, L. E., and Guzdial, M. (2015). Subgoals, context, and worked examples in learning computing problem solving. In Proceedings of the Eleventh Annual International Conference on International Computing Education Research, ICER ’15, page 21–29, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Raabe, A., Zanini, A. S., Santana, A. L. M., and Vieira, M. F. V. (2016). Influência dos enunciados na resolução de problemas de programação introdutória. Revista Brasileira de Informática na Educação, 24(1):66.
Sarsa, S., Denny, P., Hellas, A., and Leinonen, J. (2022). Automatic generation of programming exercises and code explanations using large language models. In Proceedings of the 2022 ACM Conference on International Computing Education Research-Volume 1, pages 27–43.
Sheard, J., Simon, S., Hamilton, M., and Lönnberg, J. (2009). Analysis of research into the teaching and learning of programming. In Proceedings of the fifth international workshop on Computing education research workshop, pages 93–104.
Solnyshkina, M., Zamaletdinov, R., Gorodetskaya, L., and Gabitov, A. (2017). Evaluating text complexity and flesch-kincaid grade level. Journal of social studies education research, 8(3):238–248.
Wrenn, J., Krishnamurthi, S., and Fisler, K. (2018). Who tests the testers? In Proceedings of the 2018 ACM Conference on International Computing Education Research, pages 51–59.
Zanini, A. S. and Raabe, A. L. A. (2012). Análise dos enunciados utilizados nos problemas de programação introdutória em cursos de ciência da computação no brasil. In Anais do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, XX WEI– Workshop sobre Educação em Computação.