Narrativas Contextualizadas na Definição de Problemas de Programação: Uma Revisão da Literatura

  • Hemilis J. B. Rocha Instituto Federal de Alagoas
  • Evandro B. Costa Universidade Federal de Alagoas
  • Gabriela A. B. Tenório Universidade Federal de Alagoas
  • Marta M. Nascimento Universidade Federal de Alagoas
  • Maria A. S. Nascimento Universidade Federal de Alagoas
  • Davi S. M. Lins Universidade Federal de Alagoas

Resumo


Para mitigar as dificuldades dos estudantes em resolver problemas de programação, a contextualização das situações-problema tem sido uma estratégia promissora. Este estudo explora como a literatura sobre educação em computação tem abordado o uso de narrativas contextualizadas na especificação de problemas e seus efeitos na aprendizagem. A revisão sistemática da literatura revelou resultados variados: enquanto alguns estudos apontam benefícios significativos, outros não identificam diferenças substanciais. Além disso, os efeitos das narrativas parecem depender de variáveis específicas, com alguns estudos mostrando melhorias na resolução de problemas e outros observando um aumento no tempo de execução das tarefas.

Palavras-chave: Narrativas Contextualizadas, Programação, Revisão da Literatura

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Publicado
04/11/2024
ROCHA, Hemilis J. B.; COSTA, Evandro B.; TENÓRIO, Gabriela A. B.; NASCIMENTO, Marta M.; NASCIMENTO, Maria A. S.; LINS, Davi S. M.. Narrativas Contextualizadas na Definição de Problemas de Programação: Uma Revisão da Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2391-2402. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242489.