Letra-a-letra: Jogo colaborativo para alfabetização
Resumo
A alfabetização infantil é um desafio contemporâneo e uma necessidade no Brasil. Diversas estratégias são propostas para tornar o processo de aprendizado mais interativo e aumentar o engajamento de crianças, como brincadeiras e jogos eletrônicos com foco educacional. Este artigo apresenta o jogo Letra-a-letra, no qual duas crianças devem cooperar para, interagindo com os elementos do jogo, completar uma palavra que está incompleta e, através disso, exercitar seus conhecimentos da língua portuguesa e praticar o trabalho em equipe. Um protótipo é desenvolvido para avaliar a viabilidade e testar um controle próprio, um dispositivo de hardware que integra joystick, sensor RFID e potenciômetro, com interface não presente em controles convencionais.
Palavras-chave:
Jogo Educativo, Alfabetização, Colaboração
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
PEIXER, Fernando Mendes; CIPRIANI, Arthur Aleixo; ROCHA, Marcos da; RODRIGUES, Renan de Souza; HEITMANN, Thomas; MOREIRA, Benjamin Grando; NESI, Lucas Leandro.
Letra-a-letra: Jogo colaborativo para alfabetização. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 2721-2728.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244618.