Letra-a-letra: Jogo colaborativo para alfabetização

  • Fernando Mendes Peixer Universidade Federal de Santa Catarina
  • Arthur Aleixo Cipriani Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcos da Rocha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Renan de Souza Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thomas Heitmann Universidade Federal de Santa Catarina
  • Benjamin Grando Moreira Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-0339-4012
  • Lucas Leandro Nesi Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0001-8874-1839

Resumo


A alfabetização infantil é um desafio contemporâneo e uma necessidade no Brasil. Diversas estratégias são propostas para tornar o processo de aprendizado mais interativo e aumentar o engajamento de crianças, como brincadeiras e jogos eletrônicos com foco educacional. Este artigo apresenta o jogo Letra-a-letra, no qual duas crianças devem cooperar para, interagindo com os elementos do jogo, completar uma palavra que está incompleta e, através disso, exercitar seus conhecimentos da língua portuguesa e praticar o trabalho em equipe. Um protótipo é desenvolvido para avaliar a viabilidade e testar um controle próprio, um dispositivo de hardware que integra joystick, sensor RFID e potenciômetro, com interface não presente em controles convencionais.
Palavras-chave: Jogo Educativo, Alfabetização, Colaboração

Referências

BRASIL (2023a). Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023, institui o compromisso nacional criança alfabetizada. In Diário Oficial da União, page 3. Presidência da República, Brasília, DF, Seção 1, edição nº 110 de 13/06/2023.

BRASIL (2023b). Relatório da pesquisa alfabetiza brasil: Diretrizes para uma política nacional de avaliação da alfabetização das crianças. In Relatório da Pesquisa Alfabetiza Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília, DF.

Da Silva, Patrícia Andrade e Timbó, R. C. (2017). O papel da escola no processo da socialização na educação infantil. Revista PLUS FRJ. Revista Multidisciplinar em Educação e Saúde, 3:77.

Dantas, O. M. A. d. N. A., Almeida, P. D. d., and Cabral, E. R. d. O. (2024). Impactos da pandemia da covid-19 na educação: Da educação básica ao ensino superior no distrito federal – Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 19(00):e024002.

do Valle, E. V. M. P., de Souza, J. F., and de Oliveira Knop, I. (2022). Adequação de jogo sério para avaliação de leitura infantil em um cenário de isolamento social. In Anais do 33º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), pages 357–367. Sociedade Brasileira de Computação.

Ferreiro, E. (1999). Psicogênese da Língua Escrita. Artes Medicas. Penso.

Lima, R. d. A. S., Silva, F. X. d., Silva, T. L. d., and Menezes, C. S. d. (2022). Uma arquitetura pedagógica para aprendizagem de paisagismo baseada em jogos digitais e pensamento computacional. In Anais do 33º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), pages 196–207. Sociedade Brasileira de Computação.

Santos, A. M. d. (2014). Me pergunta porque agora eu sei!: propostas de alfabetização diferenciadas para o avanço das aprendizagens de leitura e escrita em uma turma de 2º ano do ensino fundamental. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia.

Savi, R. and Ulbricht, V. R. (2008). Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. Revista Novas Tecnologias na Educação, 6(1).

Zainuddin, Z., Chu, S. K. W., Shujahat, M., and Perera, C. J. (2020). The impact of gamification on learning and instruction: A systematic review of empirical evidence. Educational Research Review, 30:100326.
Publicado
04/11/2024
PEIXER, Fernando Mendes; CIPRIANI, Arthur Aleixo; ROCHA, Marcos da; RODRIGUES, Renan de Souza; HEITMANN, Thomas; MOREIRA, Benjamin Grando; NESI, Lucas Leandro. Letra-a-letra: Jogo colaborativo para alfabetização. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2721-2728. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244618.