Utilização de Videogames para o Desenvolvimento de Habilidades Metacognitivas em Estudantes de Psicologia: Um Relato de Experiência

  • Juliana Silva Arruda Centro Universitário Christus
  • Marcia Duarte Medeiros Centro Universitário Christus https://orcid.org/0000-0002-1308-5352
  • José Alex dos Santos Centro Universitário Christus
  • Laís Esther de Alencar Feitosa Centro Universitário Christus
  • Luciana Aragão Antunes Centro Universitário Christus
  • Liliane M. R. de Castro Siqueira Universidade Federal do Ceará

Resumo


Este estudo descreve uma atividade de iniciação científica com alunos de Psicologia, explorando o uso de videogames como ferramentas terapêuticas e para o desenvolvimento de habilidades metacognitivas. "Celeste" e "Sea of Solitude" foram analisados por seu potencial em abordar questões emocionais complexas. A metodologia incluiu revisão de literatura, sessões de jogo e diários reflexivos. Os resultados indicaram que videogames podem promover autorregulação, autorreflexão e pensamento crítico, essenciais na formação de psicólogos. A integração dessas tecnologias no currículo mostrou-se eficaz, alinhando-se às tendências da educação superior.

Palavras-chave: Videogames, Iniciação Científica, Aprendizagem Ativa

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Publicado
04/11/2024
ARRUDA, Juliana Silva; MEDEIROS, Marcia Duarte; SANTOS, José Alex dos; FEITOSA, Laís Esther de Alencar; ANTUNES, Luciana Aragão; SIQUEIRA, Liliane M. R. de Castro. Utilização de Videogames para o Desenvolvimento de Habilidades Metacognitivas em Estudantes de Psicologia: Um Relato de Experiência. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2637-2646. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.243002.