CODING SPACE: Protagonismo no aprendizado do raciocínio lógico na formação técnica

  • Fabiano Henrique de F. Bezerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Joel de Oliveira Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Isabel Dillmann Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-0820-4070

Resumo


O ensino de programação é desafiador, tendo em vista as dificuldades dos alunos compreenderem os conteúdos, por estimular a pensar de forma sistemática, criativa e colaborativa a resolução de problemas e uso do raciocínio lógico. Tal desafio se faz presente em todos os níveis de ensino, incluindo nos cursos técnicos de Informática. O objetivo deste trabalho é apresentar o Coding Space, um espaço na escola para estudarem a computação de forma desplugada e por meio de plataformas online. A metodologia utilizada no Coding Space foi aplicada, inicialmente, em uma turma de 19 alunos do ensino técnico. Como resultado, o artigo apresenta gráficos e relatos dos protagonistas no engajamento para resolução de atividades colaborativas e de raciocínio lógico.
Palavras-chave: Raciocínio Lógico, formação técnica, protagonismo

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Publicado
04/11/2024
BEZERRA, Fabiano Henrique de F.; SANTOS, Joel de Oliveira; NUNES, Isabel Dillmann. CODING SPACE: Protagonismo no aprendizado do raciocínio lógico na formação técnica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2313-2324. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242392.