Um Jogo Sério para triagem das Funções Executivas como Subsídio Pedagógico para Crianças com TEA na Educação Infantil

  • Suzerlly V. L. Pires Universidade de Pernambuco
  • Franciely A. de Souza Universidade de Pernambuco
  • Sara R. A. Leal Universidade de Pernambuco
  • Evanderson H. do Aguiar Universidade de Pernambuco
  • Bruno J. T. Fernandes Universidade de Pernambuco
  • Wylliams B. Santos Universidade de Pernambuco https://orcid.org/0000-0003-2578-1248
  • Ticia C. F. Cavalcante Universidade Federal de Pernambuco
  • Carlo M. R. da Silva Universidade de Pernambuco

Resumo


Estudos mostram que crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm afinidade por dispositivos tecnológicos, que podem aumentar o engajamento em atividades educacionais e ajudar na observação das Funções Executivas (FE). Essas ferramentas também auxiliam no rastreamento e acompanhamento do desenvolvimento em ambientes educacionais. Este projeto visa desenvolver um Jogo Sério (JS) para ajudar os profissionais da educação inclusiva no apoio às crianças com TEA. Cada jogo mapeia habilidades das FEs e é refinado com a contribuição de terapeutas e educadores.

Palavras-chave: TEA, Funções executivas, Jogos Sérios

Referências

Araújo, P. H., Santos, V. A., and Borges, I. C. (2021). O autismo e a inclusão na educação infantil: estudo e revisão. Brazilian Journal of Development, DOI: 10.34117/bjdv7n2-563. Association, A. P. (2014). Dsm-5. Disponível em: [link] Data do último acesso: 25/05/2022.

Brasil, E. M. (2022). A importância da educação infantil. Disponível em: [link] Data do último acesso: 25/05/2022.

de Oliveira, R. N. R. and da Rocha, R. V. (2020). Modelo conceitual para planejamento da avaliação em jogos sérios. Proceedings of SBGames 2020 - ISSN: 2179-2259.

Gioia, P. S., Barbieri, L., Guilhardi, C., Sarilho, C. A., Vargas, D. K., de Carvalho, D. C. B., Costa, M. M., and Keiner, S. A. (2021). Protocolo de avaliação e intervenção precoces de sinais de risco de autismo: comparando grupos de alto e baixo risco. SciELO Preprints.

Kim, B., Kim, Y. C., Son, J. J., Song, D.-Y., Lee, I. J., Han, J. H., Kim, D., Yoo, H. J., and Kim, J.-I. (2023). Game-driven practices for social skills: Exploring usability for children with autism spectrum disorder. In Proceedings of the 2023 ACM Conference on Information Technology for Social Good, GoodIT ’23, page 504–509, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Pires, S., Silva, C., Fernandes, B., Souza, F., Leal, S., Cavalcance, T., Santos, W., and Araújo, R. (2023). Jogos sérios como subsídio tecnológico na educação de crianças com transtorno do espectro autista. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 656–669, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Preece, J., Rogers, Y., and Sharp, H. (2015). Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction. John Wiley & Sons.

Razzak, R., (Joy) Li, Y., (Selena) He, J., Jung, S., Mei, C., and Huang, Y. (2024). Using virtual reality to enhance attention for autistic spectrum disorder with eye tracking. High-Confidence Computing, page 100234.

Sebastián-Heredero, E. (2020). Diretrizes para o desenho universal para a aprendizagem (dua). Revista Brasileira de Educação Especial, 26(4):733–768.

Shneiderman, B. and Plaisant, C. (2010). Designing the User Interface: Strategies for Effective Human-Computer Interaction. Addison-Wesley.

Shohieb, S. M., Doenyas, C., and Elhady, A. M. (2022). Dynamic difficulty adjustment technique-based mobile vocabulary learning game for children with autism spectrum disorder. Entertainment Computing, 42:100495.

Toler, R. M. (2015). Neuropsicopedagogia Clínica: Introdução, Conceitos, Teoria e Prática. ISBN: 978-8536252636, Curitiba, Brasil.
Publicado
04/11/2024
PIRES, Suzerlly V. L.; SOUZA, Franciely A. de; LEAL, Sara R. A.; AGUIAR, Evanderson H. do; FERNANDES, Bruno J. T.; SANTOS, Wylliams B.; CAVALCANTE, Ticia C. F.; SILVA, Carlo M. R. da. Um Jogo Sério para triagem das Funções Executivas como Subsídio Pedagógico para Crianças com TEA na Educação Infantil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2764-2778. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244807.