Análise comparativa de métodos de explicabilidade da Inteligência Artificial no cenário educacional: um estudo de caso sobre evasão

Resumo


Com a crescente aplicação da Inteligência Artificial na educação, é essencial entender os motivos por trás dos resultados obtidos para garantir decisões seguras. Desta forma, este trabalho apresenta resultados preliminares de experimentos com métodos de XAI aplicados na análise de evasão em dados de alunos. Três métodos foram analisados: SHAP, LIME e ANCHOR. SHAP e LIME apresentaram explicações detalhadas, que podem exigir conhecimento técnico adicional, principalmente o SHAP, para interpretação por gestores e professores, por exemplo. O método ANCHOR, com sua abordagem baseada em regras, se mostrou mais simples e intuitivo, facilitando a compreensão das predições e tornando-se uma opção mais acessível para o contexto educacional.
Palavras-chave: Inteligência Artificial Explicável, Comparação de Métodos de XAI, Evasão Escolar, Mineração de Dados Educacionais, Predições Compreensíveis

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Publicado
04/11/2024
SILVA, Francisco da C.; FEITOSA, Rodrigo M.; BATISTA, Luiz A.; SANTANA, André M.. Análise comparativa de métodos de explicabilidade da Inteligência Artificial no cenário educacional: um estudo de caso sobre evasão. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2968-2977. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244433.