Percepções dos Estudantes sobre o Laboratório Remoto de Ensino de Robótica e Programação ERPLAB

Resumo


O laboratório remoto é uma tecnologia que permite aos participantes conduzir o ensino experimental eficientemente sem estar em um lugar físico específico. Este artigo, investiga as percepções dos estudantes sobre o uso do ERPLab construído para experimento robótico remoto online usando tecnologias Arduino e Modelos 3D para o ensino de conceitos sobre robótica e programação. Este estudo, aplicou um questionário para 24 discentes, e a partir dos dados coletados, foram analisadas as opiniões sobre os componentes propostos. Os resultados auxiliam os pesquisadores a entender os benefícios e as dificuldades para aplicação dessas tecnologias em contexto como parte da prática educacional.
Palavras-chave: Laboratório Remoto, Ensino Experimental, ERPLab

Referências

Almeida, F., Hayashi, V. T., Arakaki, R., Midorikawa, E., Cugnasca, P. S., e Canovas, S. (2021). Laboratório digital à distância: Percepções de docentes e discentes. In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (pp. 316–325). SBC.

Campos, D. C., de Lima, E. J., de Moraes, D. V., e Cintra, D. D. (2022). Laboratório remoto: Uma análise do banco de teses e dissertações. Research, Society and Development, 11(15), e234111537289–e234111537289.

da Silva, R. C., de Magalhães Netto, J. F., Lopes, A. M. M., De Menezes, M. F., e Menezes, R. A. (2023). Erplab: Remote laboratory for teaching robotics and programming. In 2023 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE) (pp. 1–7). IEEE.

da Silva Beraldo, A. L., de Oliveira, T., e Stringhini, D. (2021). Laboratórios remotos e virtuais no Brasil com foco no ensino: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, 19(1), 330–340.

de Andrade, A. N., da Costa Negrão, F., e de Azevedo Vilaça, A. L. (2021). O ensino remoto emergencial no Amazonas nas lentes dos professores: Inclusão ou exclusão?. In: VII Congresso Nacional de Educação - Conedu

Hayashi, V., Almeida, F., Arakaki, R., Teixeira, J. C., Martins, D., Midorikawa, E., Cugnasca, P. S., e Canovas, S. (2020). Labead: Laboratório remoto para o ensino de engenharia. In Anais dos workshops do IX Congresso Brasileiro de Informática na Educação (pp. 187–194). SBC.

Hayashi, V., Almeida, F., e Komo, A. (2021). Avaliação de risco em um laboratório remoto IoT. In Anais da XIX Escola Regional de Redes de Computadores (pp. 97–102). SBC.

Heck, C., dos Santos Coelho, K., Simão, J. P. S., da Silva, I. N., da Silva, J. B., e Bilessimo, S. M. S. (2016). Experiência de integração da experimentação remota no ensino de física do ensino médio: Percepção dos alunos. Revista Novas Tecnologias na Educação, 14(2).

Polat, Z., e Ekren, N. (2023). Remote laboratory trends for distance vocational education and training (D-VET): A real-time lighting application. International Journal of Electrical Engineering & Education, 60(2), 188–203.

Solis-Lastra, J., Albertini, B., e Brandão, A. (2023). Uma proposta de melhoria dos processos de ensino aprendizagem para laboratórios remotos. In Anais Estendidos do XII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (pp. 235–240). SBC.

Trevelyan, J. (2004). Lessons learned from 10 years experience with remote laboratories. In International Conference on Engineering Education and Research (Vol. 11, p. 2007).

Van den Beemt, A., Groothuijsen, S., Ozkan, L., & Hendrix, W. (2023). Remote labs in higher engineering education: Engaging students with active learning pedagogy. Journal of Computing in Higher Education, 35(2), 320–340.
Publicado
04/11/2024
SILVA, Ronilson Cavalcante da; MAGALHÃES NETTO, José Francisco de; MENEZES, Matheus Freitas de; LOPES, Arcanjo Miguel Mota. Percepções dos Estudantes sobre o Laboratório Remoto de Ensino de Robótica e Programação ERPLAB. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 951-960. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242610.