Level-Up: um processo gamificado para a sala de aula

Resumo


A desmotivação estudantil é um problema oriundo da inadequação do modelo tradicional de ensino-aprendizagem frente à nova geração de estudantes. A Gamificação é uma técnica que pode ajudar com esse problema. Porém é necessário formalizar o processo de concepção de soluções gamificadas para garantir melhores resultados. Este trabalho apresenta um processo de concepção de soluções baseado no \textit{Design Thinking} e no \textit{framework} Octalysis. Um estudo de caso foi realizado a partir do processo e executado em um cenário real, para validar o processo proposto.
Palavras-chave: Gamificação, Design Thinking, Motivação Estudantil

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Publicado
04/11/2024
BRITO, André Luiz de Souza; MADEIRA, Charles Andrye Galvão. Level-Up: um processo gamificado para a sala de aula. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 694-707. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242281.