Aventura Científica: Jogo Digital para Ensino de Ciências no Ensino Fundamental

  • Rodrigo Mendes Universidade Federal de Viçosa
  • Fábio Bastos Universidade Federal de Viçosa
  • Álvaro Oda Universidade Federal de Viçosa
  • Ana Carolina Inocêncio Universidade Federal de Jataí
  • Maria Antonia Névoa Universidade Federal de Jataí
  • Marcos Wagner Ribeiro Universidade Federal de Jataí
  • Pedro Sousa Universidade Federal de Viçosa https://orcid.org/0000-0003-4563-0033

Resumo


Este trabalho relata o desenvolvimento de um jogo educacional digital chamado "Aventura Científica". Utilizando o motor gráfico da Unity e seguindo metodologias ágeis, que enfatizam o desenvolvimento incremental e iterativo da aplicação, o jogo tem como objetivo ensinar conceitos gerais de ciências de maneira envolvente, explorando a imaginação e o lado lúdico das crianças no ensino fundamental. "Aventura Científica" foi testado em duas instituições públicas de ensino com alunos do 5º e 6º anos, com idades entre 10 e 12 anos, recebendo feedback positivo tanto de educadores quanto de estudantes. Os resultados recolhidos implicam que o jogo pode ser uma ferramenta de apoio ao processo de ensino.

Palavras-chave: Educação, jogos digitais, ciências, ensino fundamental

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Publicado
04/11/2024
MENDES, Rodrigo; BASTOS, Fábio; ODA, Álvaro; INOCÊNCIO, Ana Carolina; NÉVOA, Maria Antonia; RIBEIRO, Marcos Wagner; SOUSA, Pedro. Aventura Científica: Jogo Digital para Ensino de Ciências no Ensino Fundamental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2788-2796. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244870.