O Uso e o Potencial de Inteligências Artificiais no Aprendizado de Algoritmos e Programação de Computadores
Resumo
Com a alta demanda por profissionais qualificados, turmas com muitos alunos e altas taxas de evasão em cursos de tecnologia, este estudo explora o potencial do uso de ferramentas de IA como tecnologia auxiliadora no aprendizado de Algoritmos e Programação. Três sistemas de IA - ChatGPT 3.5 (OpenAI), Copilot (Microsoft) e Gemini (Google) - foram testados. Os resultados obtidos indicam que essas ferramentas têm capacidade de apoiar o estudo individualizado e contribuir significativamente no aprendizado, ajudando a abordar tanto as lacunas quanto a retenção de conhecimento. Como continuidade, pretende-se elaborar um guia com orientações de uso desses chatbots para Algoritmos e Programação.
Referências
Brasscom (2019). Relatório de Inteligência e Informação BRI2-2019-010, v. 81, São Paulo.
Brasscom (2021). Relatório de Inteligência e Informação BRI2-2021-007, v. 112, São Paulo.
Chassignol, M., Khoroshavin A., Klimova, A, Bilyatdinova, A. (2018). Artificial Intelligence trends in education: a narrative overview, In: Procedia Computer Science, v. 136, p. 16-24, ISSN 1877-0509, DOI: 10.1016/j.procs.2018.08.233.
Chen, X., Zou, D., Xie, H., Cheng, G., & Liu, C. (2022). Two Decades of Artificial Intelligence in Education: Contributors, Collaborations, Research Topics, Challenges, and Future Directions, In: Educational Technology & Society, v. 25 (1), p. 28-47.
Crompton, H. e Burke, D. (2023). Artificial intelligence in higher education: the state of the field, In: International Journal of Educational Technology in Higher Education 20:22.
Delbianco, N. R. e Valentim, M. L. P. (2022). Sociedade da Informação e as mídias sociais no contexto da comunicação científica, In: AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, 11, p. 1-11.
Forbes. (2023). Febre do ChatGPT se espalha em escritórios nos EUA e dispara alerta, [link].
Google. (2023). Panorama de talentos em tecnologia, [link].
Haindl, P. e Weinberger, G. (2024). Students’ Experiences of Using ChatGPT in an Undergraduate Programming Course, In: IEEE Access, 12, p. 43519-43529.
Halaweh, M. (2023). ChatGPT in education: Strategies for responsible implementation. In: Contemporary Educational Technology, v. 15, n. 2, ISSN 1309-517X, DOI: 10.30935/cedtech/13036.
Marques, L. T., Marques, B. T.; Silva, C. A. M.; Rocha, R. S.; Silva, J. C. P.; Chaves, L., Queiroz, P. G. G.; De Castro, A. F. (2020). A evasão escolar no ensino superior: Um estudo de caso do curso de ciência da computação da UFERSA, In: Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 12, p. 103334-103350, DOI: 10.34117/bjdv6n12-728. ISSN 2525-8761.
Prediger, J., Berwanger, L. e Mörs, M. F. (2013). Relação entre aluno e matemática: reflexões sobre o desinteresse dos estudantes pela aprendizagem desta disciplina, In: Revista Destaques Acadêmicos, v. 1, n. 4, [link].
Qadir, J. (2022). Engineering Education in the Era of ChatGPT: Promise and Pitfalls of Generative AI for Education. In: TechRxiv, v. 1, DOI: 10.36227/techrxiv.21789434.
Ngo, T. T. A. (2023). The perception by university students of the use of ChatGPT in education, In: International Journal of Emerging Technologies in Learning (Online), v. 18, n. 17, p. 4.
Rahman, M. M. e Watanobe, Y. (2023). ChatGPT for Education and Research: Opportunities, Threats, and Strategies, In: Applied Sciences, 13(9), 5783, DOI: 10.3390/app13095783.
Rodrigues, O. S. e Rodrigues, K. S. (2023). A inteligência artificial na educação: os desafios do ChatGPT, In: Texto Livre, v. 16, [link].
Rosseti, R. e Angeluci, A. (2021). Ética Algorítmica: questões e desafios éticos do avanço tecnológico da sociedade da informação, In: Galáxia (São Paulo, online), ISSN 1982-2553, n. 46, p. 1-18.
Saccaro, A., França, M. T. A. e Jacinto, P. de A. (2019). Fatores Associados à Evasão no Ensino Superior Brasileiro: um estudo de análise de sobrevivência para os cursos das áreas de Ciência, Matemática e Computação e de Engenharia, Produção e Construção em instituições públicas e privadas, In: Estud. Econ., São Paulo, vol. 49, n. 2, p. 337-373.
Santos, M., Manhães, A. M. e Lima, A. R. (2018). Indústria 4.0: Desafios e oportunidades para o Brasil, In: Simpósio de Engenharia de Produção de Sergipe, 10, p. 317-329.
Sok, S. e Heng, K. (2023). ChatGPT for Education and Research: A Review of Benefits and Risks, [link].
Souza, C., da Silva, C. e Gessinger, R. (2017). Um estudo sobre evasão no ensino superior do Brasil nos últimos dez anos, In: Congresos CLABES, [link].