Desenvolvimento de Algoritmos Visuais de Dobraduras para Educação Matemática com Pensamento Computacional

  • Lucas S. L. Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Leonardo T. Santos Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Aline Silva de Bona Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-0052-1987

Resumo


As dobraduras de papel são um recurso encantador para abranger matemática e programação desplugada através da metodologia do Pensamento Computacional. O artigo faz uso de uma metodologia investigativa, do tipo pesquisa-ação, e aborda o desenvolvimento e o uso de algoritmos visuais de dobraduras de papel, contemplando tanto uma abordagem pictórica estática, através de séries de figuras, quanto cinética, por meio de vídeo, a fim de apresentar suas particularidades em relação a outros tipos de algoritmos, e o processo de aprender a aprender. Um resultado são as categorias das dobraduras, outro a autonomia dos estudantes em plugar a atividade, e a acessibilidade (inclusão) com as diferentes tecnologias usadas nos algoritmos para construir as dobraduras de papel.
Palavras-chave: Dobradura de papel, Problema Investigativo, Educação Matemática, Plugado, Desplugado, Stop-Motion, Identidade Visual, Diferentes Metodologias

Referências

Bona, A. S. D.; Rocha, K. C.; Basso, M. V. A. (2023), Uma Prática Investigativa com Dobraduras ancorada no Pensamento Computacional e na Abstração Reflexionante. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. p. 202-212. DOI: 10.5753/wie.2023.234378. Acesso em: fev. de 2024.

Bona, A. S. D.; Germano, R. G. D. (2023), A dobradura e o uso do pensamento computacional no período de sondagem nas aulas de matemática. Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão (MoExP), 13º Edição, 2023, Osório - RS. Resumos… Disponível em: [link]. Acesso em: jun. de 2024.

Bona, A. S. (2012). “Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática: o aprender a aprender por cooperação”. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Porto Alegre: UFRGS.

Brasil. Ministério da Educação (MEC). (2018), Base Nacional Comum Curricular. Disponível em [link]. Acesso em: fev. de 2024.

Cunha, D. A. (2021) Dividir e brincar com papel: a dobradura no ensino de frações.1ed., Belém: Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica, 44p.

Graciolli, C. Y. L. F.; Rocha Júnior, R. C.; Silva, R. S. R. (2022), Aspectos do pensamento computacional em atividades desplugadas com origami e matemática. Dialogia, São Paulo, n. 41, p. 1-20, e21513. Disponível em: DOI: 10.5585/40.2021.21513.

Magalhães, M. B. et al.(2023) Um “Objeto de Fazer Pensar” Desplugado, Plugado e Maker: a Estrela de Dobradura. Congresso brasileiro de informática na educação. Disponível em: [link]. Acesso em: jun. de 2024

Masola, W.; Allevato, N. (2019), Dificuldades de aprendizagem matemática: algumas reflexões. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 3, n. 7, p. 52–67, 2019. Disponível em: DOI: 10.24116/emd.v3n7a03.

Hayasaka, E.;Nishida, S.(2009), Pequena história sobre ORIGAMI. Museu Escola do IB. Universidade Estadual de São Paulo. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 de jun. de 2024.

Geretschläger, R. (1995) Euclidean Constructions and the Geometry of Origami. Mathematics Magazine, v. 68, n. 5, p. 357–371. Disponível em: DOI: 10.1080/0025570X.1995.11996356.

Lang, R. J. (1988), The complete book of origami : step-by-step instructions in over 1000 diagrams : 37 original models. New York: Dover Publications, Inc, 1988.

Nunes, N. B. et al. (2021), (DES)PLUGA: O Pensamento Computacional Aplicado em Atividades Inovadoras. Contexto & Educação, n. 114, p. 17.

Ribeiro, T. F. (2009), Animação em stop-motion: Tecnologia de produção através da história. Dissertação—Escola de Belas Artes, Belo Horizonte, p.160.

Rozenberg, L. (2019), On the Evolution of the Notation System. OrigamiUSA. Disponível em: [link].

World Federation of the Deaf (2003), Position Paper regarding the United Nations Convention on the Rights of People with Disabilities. UN Enable. Disponível em: [link]
Publicado
04/11/2024
PORTAL, Lucas S. L.; SANTOS, Leonardo T.; BONA, Aline Silva de. Desenvolvimento de Algoritmos Visuais de Dobraduras para Educação Matemática com Pensamento Computacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 392-403. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242586.