Uma experiência de Capacitação Digital para Mulheres: Rumo à Inclusão Tecnológica
Resumo
A inclusão digital desempenha um papel crucial na melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas, oferecendo acesso a serviços essenciais. Esse artigo reforça a importância da inclusão digital, especialmente para mulheres mais velhas, que muitas vezes enfrentam barreiras significativas ao acesso à tecnologia. O projeto conta com o curso que foi desenvolvido não apenas para capacitar essas mulheres com habilidades essenciais para a vida digital, mas busca promover sua independência, seu pensamento crítico e seu pensamento computacional.
Palavras-chave:
inclusão tecnológica, equidade genero, capacitação digital, inclusão mulheres
Referências
Agência Brasileira de Telecomunicações (Anatel). (2023). Inclusão Digital para Idosos: Desafios e Oportunidades. Brasília, DF: Anatel, [link], Julho.
Bermudes, W. L., Santana, B. T., Braga, J. H. O., & Souza, P. H. (2016). Tipos de escalas utilizadas em pesquisas e suas aplicações. Revista Vértices, 18(2), 7-20.
Centre for Ageing, Population and Policy (CAPP). (2023).
Costa, R., Lula, C., Guinati, D., & Souza, S. (2021). Unindo o Útil ao Agradável: Ação de Extensão de Formação em Informática para Mulheres em Vulnerabilidade Social. In Anais do XV Women in Information Technology, (pp. 230-239). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2021.15859.
European Commission. (2019). Digital Inclusion for Older Women: Empowering Aging Populations through Technology.
Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA). (2021). “Envelhecimento da População: Uma Oportunidade para o Desenvolvimento”, [link], Julho. Brasília, DF: UNFPA.
Galeno, L., Lucena, M., Lima, T., & Campos, M. (2020). Minerv@s Digitais: encorajando e acolhendo mulheres na computação. In Anais do XIV Women in Information Technology, (pp. 70-79). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2020.11277.
Giacomelli, J., de Mello, A., Cheiran, J., & Costa Junior, M. (2020). Desenvolvimento e avaliação de jogos para a inclusão digital de pessoas idosas. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, (pp. 391-400). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2020.391.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2023). “161,6 milhões de pessoas com 10 anos ou mais de idade utilizaram a Internet no país, em 2022”. Brasília, DF: IBGE, 2023.
Kanižaj, I., & Brites, M.J. (2022). Digital Literacy of Older People and the Role of Intergenerational Approach in Supporting Their Competencies in Times of COVID-19 Pandemic. In Gao, Q., & Zhou, J. (Eds.), Human Aspects of IT for the Aged Population, DOI: 10.1007/978-3-031-05581-2_25, Julho. Design, Interaction and Technology Acceptance (pp. 335-345). Lecture Notes in Computer Science, vol 13330. Springer, Cham.
Lima, W., Maciel, C., Casagrande, A., Sassi, S., & Nunes, M. (2022). STEAM, Gênero e Ensino Médio: ações da extensão em parceria com o Meninas Digitais Mato Grosso. In Anais do XVI Women in Information Technology, (pp. 251-256). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2022.222927.
McCoy, J. L., Brazeal, J. M., & Williams, J. M. (2022). Digital literacy and older adults: Improving the evidence base for digital literacy programs, DOI: 10.1080/23311983.2022.2037229, Julho. Journal of Media Literacy Education, 14(1), 1-16.
Organização Mundial da Saúde (OMS). (2020). “Ageing Gracefully in a Digital World”, [link], Julho.
Organização Mundial da Saúde (OMS). (2020). “Leapfrogging to a Healthy Ageing Society through Inclusive Technology”, [link], Julho.
Pew Research Center. (2021). Digital Inclusion: Understanding the Challenges Faced by Elderly Women.
Pinheiro, J., Feltrim, V., Silva, G., Tait, T., & Dias, M. (2023). Incluindo Mulheres no Mundo Digital: Relato de Experiência. In Anais do XVII Women in Information Technology, (pp. 370-375). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2023.230525.
Santos, A. F. dos, Casagrande, A. L., & Maciel, C. (2023). Fomentar la permanencia de las mujeres en la enseñanza secundaria y criar oportunidades para las carreras STEM. Interfases, (018), 123-132. DOI: 10.26439/interfases2023.n018.6606.
Stanford Center on Longevity. (2021). Digital Literacy and Inclusion for Older Adults, [link], Julho.
Bermudes, W. L., Santana, B. T., Braga, J. H. O., & Souza, P. H. (2016). Tipos de escalas utilizadas em pesquisas e suas aplicações. Revista Vértices, 18(2), 7-20.
Centre for Ageing, Population and Policy (CAPP). (2023).
Costa, R., Lula, C., Guinati, D., & Souza, S. (2021). Unindo o Útil ao Agradável: Ação de Extensão de Formação em Informática para Mulheres em Vulnerabilidade Social. In Anais do XV Women in Information Technology, (pp. 230-239). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2021.15859.
European Commission. (2019). Digital Inclusion for Older Women: Empowering Aging Populations through Technology.
Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA). (2021). “Envelhecimento da População: Uma Oportunidade para o Desenvolvimento”, [link], Julho. Brasília, DF: UNFPA.
Galeno, L., Lucena, M., Lima, T., & Campos, M. (2020). Minerv@s Digitais: encorajando e acolhendo mulheres na computação. In Anais do XIV Women in Information Technology, (pp. 70-79). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2020.11277.
Giacomelli, J., de Mello, A., Cheiran, J., & Costa Junior, M. (2020). Desenvolvimento e avaliação de jogos para a inclusão digital de pessoas idosas. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, (pp. 391-400). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2020.391.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2023). “161,6 milhões de pessoas com 10 anos ou mais de idade utilizaram a Internet no país, em 2022”. Brasília, DF: IBGE, 2023.
Kanižaj, I., & Brites, M.J. (2022). Digital Literacy of Older People and the Role of Intergenerational Approach in Supporting Their Competencies in Times of COVID-19 Pandemic. In Gao, Q., & Zhou, J. (Eds.), Human Aspects of IT for the Aged Population, DOI: 10.1007/978-3-031-05581-2_25, Julho. Design, Interaction and Technology Acceptance (pp. 335-345). Lecture Notes in Computer Science, vol 13330. Springer, Cham.
Lima, W., Maciel, C., Casagrande, A., Sassi, S., & Nunes, M. (2022). STEAM, Gênero e Ensino Médio: ações da extensão em parceria com o Meninas Digitais Mato Grosso. In Anais do XVI Women in Information Technology, (pp. 251-256). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2022.222927.
McCoy, J. L., Brazeal, J. M., & Williams, J. M. (2022). Digital literacy and older adults: Improving the evidence base for digital literacy programs, DOI: 10.1080/23311983.2022.2037229, Julho. Journal of Media Literacy Education, 14(1), 1-16.
Organização Mundial da Saúde (OMS). (2020). “Ageing Gracefully in a Digital World”, [link], Julho.
Organização Mundial da Saúde (OMS). (2020). “Leapfrogging to a Healthy Ageing Society through Inclusive Technology”, [link], Julho.
Pew Research Center. (2021). Digital Inclusion: Understanding the Challenges Faced by Elderly Women.
Pinheiro, J., Feltrim, V., Silva, G., Tait, T., & Dias, M. (2023). Incluindo Mulheres no Mundo Digital: Relato de Experiência. In Anais do XVII Women in Information Technology, (pp. 370-375). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2023.230525.
Santos, A. F. dos, Casagrande, A. L., & Maciel, C. (2023). Fomentar la permanencia de las mujeres en la enseñanza secundaria y criar oportunidades para las carreras STEM. Interfases, (018), 123-132. DOI: 10.26439/interfases2023.n018.6606.
Stanford Center on Longevity. (2021). Digital Literacy and Inclusion for Older Adults, [link], Julho.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
FELIZARDO, Joana; GRACIANO, Vitória; FIGUEIREDO, Ana Mara de; GUARISI, Aline; BOECHAT, Paola Gualande Ribeiro; VICENTE, Gabriely.
Uma experiência de Capacitação Digital para Mulheres: Rumo à Inclusão Tecnológica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 3139-3148.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244635.