Jogo Digital Educacional:“Letras em Movimento” como ferramenta auxiliar na alfabetização e escrita da Língua Portuguesa

  • Matheus M. Costa Universidade Federal de Viçosa
  • Fábio Bastos Universidade Federal de Viçosa
  • Álvaro Oda Universidade Federal de Viçosa
  • Ana Carolina Gondim Inocêncio Universidade Federal de Jataí
  • Marcos Wagner de Souza Ribeiro Universidade Federal de Jataí
  • Maria Antonia Baraldi Névoa Universidade Federal de Jataí
  • Pedro Moises de Sousa Universidade Federal de Viçosa https://orcid.org/0000-0003-4563-0033

Resumo


Este artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo digital educacional chamado "Letras em Movimento" para auxiliar no ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. O jogo utiliza mecânicas de gêneros como plataforma e infinite runner, onde o jogador deve superar obstáculos e completar tarefas utilizando elementos da língua portuguesa. O jogo foi desenvolvido na plataforma Unity3D e teve sua usabilidade avaliada com crianças do público-alvo. Os resultados indicam uma boa recepção dos jogadores, indicando um potencial uso como ferramenta no auxílio à alfabetização

Palavras-chave: Jogo Digital Educacional, Alfabetização, Escrita

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Publicado
04/11/2024
COSTA, Matheus M.; BASTOS, Fábio; ODA, Álvaro; INOCÊNCIO, Ana Carolina Gondim; RIBEIRO, Marcos Wagner de Souza; NÉVOA, Maria Antonia Baraldi; SOUSA, Pedro Moises de. Jogo Digital Educacional:“Letras em Movimento” como ferramenta auxiliar na alfabetização e escrita da Língua Portuguesa. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2797-2805. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244871.