Juiz online focado no ensino de programação: uma análise de usabilidade de ferramenta autoral

Resumo


Docentes têm utilizado ferramentas de julgamento online para apoiar o ensino de programação. Embora muitas ferramentas estejam disponíveis, a maioria é voltada para a programação competitiva, o que pode afetar negativamente o engajamento dos discentes nos estágios iniciais. Este artigo apresenta uma nova ferramenta e avalia sua usabilidade para discentes de variados cursos de graduação. O foco foi avaliar a percepção dos discentes de introdução à programação em períodos iniciais. Com 118 discentes de 4 cursos participando das avaliações, os resultados mostram que, apesar da boa usabilidade, a ferramenta pode impactar discentes de cursos não relacionados à computação. O artigo discute lições aprendidas e oportunidades de desenvolvimento futuro.

Palavras-chave: Juiz online, Programação de computadores, Ensino, Usabilidade

Referências

9241-11, I. (1998). Ergonomic requirements for office work with visual display terminals (vdts) — part 11: Guidance on usability. Disponível em: [link] Acesso em: 08 outubro 2022.

Aguirre, A. R., da Cunha, S. M., Deluchi, M., Gonçalves, R., and Bizarro, L. (2019). Aplicação da escala SAM na seleção de imagens de alimentos saudáveis e não saudáveis para utilização em tarefas experimentais. Ciências & Cognição, 24(2):245–264.

Ball, T. (1999). The concept of dynamic analysis. ACM SIGSOFT Software Engineering Notes, 24(6):216–234.

BASTIEN, J. C. and SCAPIN, D. (1993). Ergonomics criteria for the evaluation of human-computer interfaces: Relatório de pesquisa num. 156. INRIA-Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique.

Bastien, J. M. C. (2010). Usability testing: a review of some methodological and technical aspects of the method. Elsevier, 1:6.

Benyon, D. (2011). Interação humano-computador. Tradução de Heloisa Coimbra de Souza. 2a. ed. São Paulo: Person Prentice Hall, page 464.

Brito, P. and Fortes, R. (2019). O uso de corretores automáticos para o ensino de programação de computadores para alunos de engenharia. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), page 449.

Brooke, J. et al. (1996). SUS - A quick and dirty usability scale. Usability evaluation in industry, 189(194):4–7.

Freitas, L. M. d. et al. (2016). Análise de Usabilidade do Módulo Laboratório Virtual de Programação do Moodle. Monografia (graduação em tecnologia da informação e comunicação), Universidade Federal de Santa Catarina.

Lang, P. (1980). Behavioral treatment and bio-behavioral assessment: Computer applications. Technology in mental health care delivery systems, pages 119–137.

Lang, P. and Bradley, M. M. (2007). The international affective picture system (iaps) in the study of emotion and attention. Handbook of emotion elicitation and assessment, 29:70–73.

Louridas, P. (2006). Static code analysis. IEEE Software, 23(4):58–61.

Nielsen, J. (1994). Usability inspection methods. In Conference companion on Human factors in computing systems, pages 413–414.

Pelz, F. D., Jesus, E. A. d., and Raabe, A. L. A. (2012). Um Mecanismo para Correção Automática de Exercícios Práticos de Programação Introdutória. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 23(1). Number: 1.

Sauro, J. (2011). Measuring usability with the system usability scale (SUS). Disponível em: [link] Acesso em: 08 outubro 2022.

Souza, D. M. O. (2019). Desenvolvimento e avaliação do protótipo do loop academic: um software educacional para o auxílio no processo de ensino-aprendizagem de programação introdutória. Monografia (graduação em tecnologia da informação), Universidade Federal Rural do Semi-árido.

Valentim, N. M. C. et al. (2017). Antecipando a usabilidade nas fases iniciais do processo de desenvolvimento de software. Tese (doutorado em informática), Universidade Federal do Amazonas.

Winckler, M. and Pimenta, M. S. (2002). Avaliação de usabilidade de sites web. Escola de Informática da SBC Sul (ERI 2002). Porto Alegre, 1:85–137.
Publicado
04/11/2024
SILVA, Leandro L. M. da; CEDRAZ, Vivyann F.; PATROCÍNIO, Jeferson A. do; DELABRIDA, Saul; FORTES, Reinaldo S.. Juiz online focado no ensino de programação: uma análise de usabilidade de ferramenta autoral. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1234-1247. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242421.