Jogo para auxílio ao aprendizado de operações matemáticas utilizando ábaco e Visão Computacional

  • Caio Roberto Schossland Gripp Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elisa Maria da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Vitor Lopes Ávila Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Luísa da Costa Bornhausen Universidade Federal de Santa Catarina
  • Valdomiro Botelho Junior Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vitor Gabriel Aléssio Nogara Universidade Federal de Santa Catarina
  • Benjamin Grando Moreira Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-0339-4012
  • Lucas Leandro Nesi Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0001-8874-1839

Resumo


Raciocínio lógico, pensamento crítico e resolução de problemas são algumas das habilidades desenvolvidas com o estudo de matemática. Apesar das suas vantagens, o aprendizado dessa disciplina constantemente se mostra pouco motivacional nas escolas, em especial para crianças. Desta maneira, este artigo apresenta o jogo Ábaco Encantado: uma forma interativa a partir de uma interface física para ensinar essas competências. A premissa do jogo é integrar um ábaco físico com visão computacional, para o usuário poder avançar no jogo conforme acerta operações matemáticas apresentadas. Experimentos mostraram a viabilidade técnica do Ábaco Encantado e aspectos do protótipo são apresentados.
Palavras-chave: Jogo Educativo, Ábaco, Visão Computacional

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Publicado
04/11/2024
GRIPP, Caio Roberto Schossland; SILVA, Elisa Maria da; ÁVILA, João Vitor Lopes; BORNHAUSEN, Maria Luísa da Costa; BOTELHO JUNIOR, Valdomiro; NOGARA, Vitor Gabriel Aléssio; MOREIRA, Benjamin Grando; NESI, Lucas Leandro. Jogo para auxílio ao aprendizado de operações matemáticas utilizando ábaco e Visão Computacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2713-2720. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244611.