Desplugando para Aprender: Desenvolvendo o Pensamento Computacional entre Idosos

  • Felipe Piassa Esperança Universidade Estadual de Maringá
  • Felippe Fernandes da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Gislaine Camila Lapasini Leal Universidade Estadual de Maringá
  • Renato Balancieri Universidade Estadual de Maringá

Resumo


A computação desplugada surgiu como um conceito destinado a simplificar o processo de aprendizagem dos conceitos de Ciência da Computação sem a utilização de tecnologia. Neste trabalho, é apresentada uma metodologia que utiliza a computação desplugada para desenvolver o ensino do pensamento computacional entre idosos. Essa metodologia foi aplicada a um grupo de 10 idosos selecionados por conveniência e avaliada por meio de questionários pré e pós-teste. Os resultados indicam que a computação desplugada pode ser integrada de forma abrangente a qualquer indivíduo, especialmente àqueles pertencentes à terceira idade, constituindo uma abordagem inclusiva que facilita o processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Computação Desplugada, Terceira Idade, Pensamento Computacional

Referências

Alamer, R. A., Al-Doweesh, W. A., Al-Khalifa, H. S., and Al-Razgan, M. S. (2015). Programming unplugged: bridging cs unplugged activities gap for learning key programming concepts. In 2015 Fifth International Conference on e-Learning (econf), pages 97–103. IEEE.

Battal, A., Afacan Adanır, G., and Gülbahar, Y. (2021). Computer science unplugged: A systematic literature review. Journal of Educational Technology Systems, 50(1):24–47.

Delal, H. and Oner, D. (2020). Developing middle school students’ computational thinking skills using unplugged computing activities. Informatics in Education, 19(1):1–13.

Faustino, S. B. S., Oliveira, F. M., Azevedo, K. K., and de ARAUJO, M. P. (2018). A computação desplugada e o letramento digital na terceira idade. Anais V CONEDU.

Huang, W. and Looi, C.-K. (2021). A critical review of literature on “unplugged” pedagogies in k-12 computer science and computational thinking education. Computer Science Education, 31(1):83–111.

Jun, W. (2018). A study on development of evaluation standards for unplugged activity. In 2018 International Conference on Information and Communication Technology Convergence (ICTC), pages 279–281. IEEE.

Lucena, D., da Paz Macedo, K., Custódio, N., and Nunes, I. (2019). Pensamento computacional e enriquecimento cognitivo em idosos. In Anais do Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação, volume 8, pages 34–36.

Oliveira, A. S., da Silva, V. C. L., and Confort, M. F. (2018). Benefícios da estimulação cognitiva aplicada ao envelhecimento. Episteme Transversalis, 8(2).

Oliveira Jr, E., De Bertolli, L., De Marchi, A., Pasqualotti, A., and Gil, H. (2023). Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos. In Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação-CBIE 2023–Sociedade Brasileira de Computação, pages 1536–1545. CBIE 2023–Sociedade Brasileira de Computação.

Ortiz, J. S. and Pereira, R. (2021). Computational thinking for youth and adults education: model, principles, activities and lessons learned. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29:1312–1336.

Runeson, P. and Höst, M. (2009). Guidelines for conducting and reporting case study research in software engineering. Empirical Software Engineering, 14(2):131–164.

Santos, A. A. S., dos Santos, A. I. P. S., Lourenço, N. L. R., de Souza, M. O., and Teixeira, V. P. G. (2018). A importância do uso de tecnologias no desenvolvimento cognitivo dos idosos. Gep News, 1(1):20–24.
Publicado
04/11/2024
ESPERANÇA, Felipe Piassa; SILVA, Felippe Fernandes da; LEAL, Gislaine Camila Lapasini; BALANCIERI, Renato. Desplugando para Aprender: Desenvolvendo o Pensamento Computacional entre Idosos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2136-2148. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242264.