Sequência Didática para Educação em Computação: Uma Análise do Jogo de Cartas para o Ensino de Tipos de Dados Primitivos

  • Henrique dos S. Galvim Universidade do Estado do Amazonas
  • Genarde M. Trindade Universidade do Estado do Amazonas
  • Max Willian M. Cordovil Universidade do Estado do Amazonas
  • Emilly Giovana A. Freitas Universidade do Estado do Amazonas
  • Tailana dos S. Cortez Universidade do Estado do Amazonas
  • Dayane R. de S. de Souza Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá

Resumo


Este estudo explorou a utilização de uma sequência didática como ferramenta educacional desplugada, para o ensino de tipos de dados primitivos com alunos do 6º ano na cidade de Itacoatiara/AM. A pesquisa baseou-se na metodologia de Computação Desplugada, mostrou que a maioria dos alunos teve um bom nível de compreensão dos conceitos sobre tipos de dados, com alta taxa de acertos em atividades avaliativas. No entanto, dificuldades iniciais com as regras do jogo indicam a necessidade de aprimoramentos da sequência. Desta forma, o refinamento das regras, integração de sistemas de pontuação e maior ênfase na revisão de conceitos específicos são pontos a serem implementados para o próximo estudo experimental.

Palavras-chave: Sequência Didática, Educação em Computação, Computação Desplugada, Tipos de Dados Primitivos

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Publicado
04/11/2024
GALVIM, Henrique dos S.; TRINDADE, Genarde M.; CORDOVIL, Max Willian M.; FREITAS, Emilly Giovana A.; CORTEZ, Tailana dos S.; DE SOUZA, Dayane R. de S.. Sequência Didática para Educação em Computação: Uma Análise do Jogo de Cartas para o Ensino de Tipos de Dados Primitivos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 3255-3263. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244861.