Sequência Didática para Educação em Computação: Uma Análise do Jogo de Cartas para o Ensino de Tipos de Dados Primitivos
Resumo
Este estudo explorou a utilização de uma sequência didática como ferramenta educacional desplugada, para o ensino de tipos de dados primitivos com alunos do 6º ano na cidade de Itacoatiara/AM. A pesquisa baseou-se na metodologia de Computação Desplugada, mostrou que a maioria dos alunos teve um bom nível de compreensão dos conceitos sobre tipos de dados, com alta taxa de acertos em atividades avaliativas. No entanto, dificuldades iniciais com as regras do jogo indicam a necessidade de aprimoramentos da sequência. Desta forma, o refinamento das regras, integração de sistemas de pontuação e maior ênfase na revisão de conceitos específicos são pontos a serem implementados para o próximo estudo experimental.
Referências
Brasil. (2022). BNCC Computação - Complemento. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação.
Clementino, E., Silva, T., Aranha, E., & Santos, F. (2022). Jogos Não Digitais para Ensino de Computação – um Mapeamento Sistemático. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, (pp. 540-550). Porto Alegre: SBC.
Ferreira, N. D. V. (2023). Bullying e obesidade envolvendo crianças no contexto escolar.
Lima, L. S. de, Souza, G. P. de, & Portinho, D. B. (2021). A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem: implicações para o desenvolvimento da criança na pré-escola*. Cadernos Camilliani, 17(3), 2161-2174. Recuperado de [link].
Martins, D. J. S., & Oliveira, F. C. S. (2023). Pensamento computacional para crianças por meio do projeto de extensão Academia HackTown. Cadernos CEDES, 43(120), 6.
Melo, A. M., Klauberg, G. M., & de Mello, A. V. (2024, July). Divulgação Científica: propostas no Contexto da Curricularização da Extensão. In Workshop sobre Educação em Computação (WEI) (pp. 217-228). SBC.
Soares, P. L. G. (2023). Desenvolvimento do jogo de cartas BI-NA-RI-OH para o ensino da aritmética binária. Universidade Federal da Paraíba. Recuperado de [link].
Wing, J. (2024). Computational Thinking with Jeannette Wing. Columbia Journalism School.