Explorando Profissões da Computação na Prática: Compartilhamento de Conhecimento no Ciclo de Palestras do LearningLab - Um Relato de Experiência

Resumo


A dificuldade em unir teoria e prática é um obstáculo para a capacitação eficaz de profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação. Nesse sentido, o projeto LearningLab promove palestras aplicando teoria e prática nos vários assuntos relacionados à computação. A realização e melhoria das palestras inclui: planejamento dos temas e palestrantes, divulgação e inscrição e execução das palestras com coleta de feedback, permitindo analisar as sugestões dos ouvintes. Essa análise realizada de forma qualitativa e quantitativa permitiu a coleta de sugestões de melhorias e feedbacks positivos, como a alta satisfação de 96% dos ouvintes com as temáticas das palestras.
Palavras-chave: Palestras, Profissionais da TI, Capacitação

Referências

Ineia, A., Ellesohn, R. M. and Turchetti, R. C. (2023). “Sustentabilidade como praxe pedagógica para Educação Profissional e Tecnológica”. In: Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(7), 09–21.

Kolb, David A. (1984) “Experiential Learning: Experience as the Source of Learning and Development”.

Lent, R. W. and Brown, S. D. (2013). “Social cognitive career theory and subjective well-being in the context of work”. In: Journal of Career Assessment, 21(3), 484-496.Mendes, E. L., Minghelli, M., & Mari, C. L. D.. (2023). A extensão universitária na Ciência da Informação: uma abordagem crítico participativa. RDBCI: Revista Digital De Biblioteconomia E Ciência Da Informação, 21, e023004. DOI: 10.20396/rdbci.v21i00.8671645

Passos, A., Barreto, A., Nascimento, B., Silva, F., Costa, G., Costa, Y., Viana, D., andRivero, L. (2021). “O impacto das atividades do grupo pet no aprimoramento de soft skills requeridos pelo mercado de computação do Maranhão: Uma análise da visão dos discentes”. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, p. 388–397, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Perim, F., Araújo, F., Trindade, M., Monteiro, M., Fragoso, N., Batista, R., Benevides, S., Carvalho, V. (2023). “Despertando mentes: a necessidade de pensamento crítico nas escolas”. In: Revista Foco. Vol. 16 No. 10 (2023).

Pinheiro, S., Lima, S., Ferreira, L., Lima, S., Tavares, Araújo. (2022). “Programa de Educação Tutorial: Uma Análise Retrospectiva das Ações Realizadas para Auxiliar na Formação Pessoal e Profissional dos Alunos do Curso de Sistemas de Informação”. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 2022. p. 61-72.

Rocha, M., Chaaban, P., Silva, J., Lima, I., Alves, A., & Rabelo, J. (2023). Uma Análise Retrospectiva dos Cursos Ofertados pelo LearningLab para Auxiliar na Formação Acadêmica dos Estudantes de Computação. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação, (pp. 133-144). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wei.2023.230126,

Rockenbach, L., Oliveira, K., Silva, O., Soares. N. (2023). “A orientação profissional e a escolha de carreira de jovens”. In: Revista INTER EDUCA, 5(3), 154–168.

Secară, C. and Stroe, A. (2023). “The Process Of Career Choice For Women And Men”..In: E. Soare, & C. Langa (Eds.), Education Facing Contemporary World Issues - EDU WORLD 2022, vol 5. European Proceedings of Educational Sciences (pp. 826-839).
Publicado
04/11/2024
RODRIGUES, Rai da Silva; GONÇALVES, Eriky Ryan; LIMA, Israely; ROCHA, Marina; CHAABAN, Pedro C.; RABELO, Jacilane de H.. Explorando Profissões da Computação na Prática: Compartilhamento de Conhecimento no Ciclo de Palestras do LearningLab - Um Relato de Experiência. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2483-2493. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242566.