Relato de experiência do ensino remoto de Algoritmos e Programação, na perspectiva da motivação e engajamento dos estudantes
Resumo
Este artigo relata uma experiência de ensino-aprendizagem durante o ano de 2021 na disciplina de Algoritmos e Programação de um curso de graduação em Engenharia de Computação e realiza uma análise do engajamento e motivação dos estudantes ao longo deste período. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados durante os semestres letivos, observação e entrevista semiestruturada com alguns participantes que se voluntariaram, e analisados a partir de uma abordagem qualiquantitativa. Os resultados revelaram que, embora a motivação dos estudantes tenha se mantido positiva, o engajamento não foi tão expressivo. Por fim, tem-se que o peróodo de pandemia impactou a rotina dos estudantes, com o ensino remoto, dificultando o contato social e o estudo isolado em casa.
Referências
Brasil (2020). Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus covid-19 (portaria no 544, de 16 de junho de 2020). Diário Oficial da União. [link]. Online; accesso em 15 Dez. 2023
Carmona-Halty, M. A., Schaufeli, W. B., and Salanova, M. (2019). The utrecht work engagement scale for students (uwes–9s): Factorial validity, reliability, and measurement invariance in a chilean sample of undergraduate university students. Frontiers in psychology, 10:1017.
Da Silva, E. L. and Menezes, E. M. (2005). Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. UFSC, Florianópolis, 4a. edição, 123.
Field, A. (2024). Discovering statistics using IBM SPSS statistics. Sage publications limited.
Gazoni, R. L. (2021). Ensino remoto de algoritmos de computação. Simpósio, (9). [link].
Gil, A. C. et al. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa, volume 4. Atlas São Paulo.
Gomes, A., Ke, W., Lam, C.-T., Marcelino, M. J., and Mendes, A. (2018). Student motivation towards learning to program. In 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–8. IEEE.
Gomes, A. and Mendes, A. J. (2007). Learning to program difficulties and solutions. In International Conference on Engineering Education–ICEE, volume 7.
Gomes, S. B. and Costa, R. T. O. (2020). Engajamento dos alunos das escolas públicas em tempo de pandemia do coronavírus. IntegraEaD, 2(1):11–11.
Hodges, C. B., Moore, S., Lockee, B. B., Trust, T., and Bond, M. A. (2020). The difference between emergency remote teaching and online learning. [link]. Educause Review; Online; accesso em 29 Jan. 2024.
Jenkins, T. (2002). On the difficulty of learning to program. In Proceedings of the 3rd Annual Conference of the LTSN Centre for Information and Computer Sciences, volume 4, pages 53–58. Citeseer.
Júnior, S. R. A. d. S., Júnior, R. A. C. d. A., Silva, S. M., Oliveira, R. S. d., and Andrade, J. N. (2021). O engajamento discente durante a pandemia por covid-19 frente ao ensino remoto e ao uso do google classroom. Research, Society and Development, 10(11):e130101119451–e130101119451.
Keller, J. (2010). The arcs model of motivational design. Motivational design for learning and performance: The ARCS model approach, pages 43–74.
Kinnunen, P. and Malmi, L. (2006). Why students drop out cs1 course? In Proceedings of the second international workshop on Computing education research, pages 97–108.
Krause, K. L. (2005). Understanding and promoting student engagement in university learning communities. Paper presented as keynote address: Engaged, Inert or Otherwise Occupied, pages 21–22.
Luxton-Reilly, A., Simon, Albluwi, I., Becker, B. A., Giannakos, M., Kumar, A. N., Ott, L., Paterson, J., Scott, M. J., Sheard, J., et al. (2018). Introductory programming: a systematic literature review. In Proceedings companion of the 23rd annual ACM conference on innovation and technology in computer science education, pages 55–106.
Samala, A. D., Ranuharja, F., Dewi, I. P., Watrianthos, R., Indarta, Y., et al. (2021). Learn algorithm and programming in higher education using e-learning during the covid-19 pandemic: Students’ perspective. In 8th International Conference on Technical and Vocational Education and Training (ICTVET 2021), pages 97–102. Atlantis Press.
Santo, E. d. E. and Dias-Trindade, S. (2020). Educação a distância e educação remota emergencial: convergências e divergências, chapter In Machado, Dinamara Pereira (Org.). Educação Em Tempos De Covid – 19 Reflexões e Narrativas de pais e professores, pages 141–151. Dialética e Realidade, Curitiba.
Schaufeli, W. B. (2017). General engagement: conceptualization and measurement with the utrecht general engagement scale (uges). Journal of Well-Being Assessment, 1(1-3):9–24.
Schoeffel, P., Wazlawick, R. S., and Ramos, V. F. C. (2018). Motivation and engagement factors of undergraduate students in computing: A systematic mapping study. In 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–5. IEEE.
Settle, A., Lalor, J., and Steinbach, T. (2015). Reconsidering the impact of cs1 on novice attitudes. In Proceedings of the 46th ACM Technical Symposium on Computer Science Education, pages 229–234.
Silveira, S. R., Bertolini, C., Parreira, F. J., da Cunha, G. B., and Bigolin, N. M. (2021). Impactos do ensino remoto na disciplina de paradigmas de programação durante o isolamento social devido à pandemia de covid-19. Revista Gestão e Desenvolvimento, 18(2):200–213.
Souza, S. M. (2021). Avaliação de sentimentos e aprendizagem de estudantes de programação introdutória em uma abordagem híbrida com PBL. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PGCC, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia.
Tomazinho, P. (2020). Ensino remoto emergencial: a oportunidade da escola criar, experimentar, inovar e se reinventar. [link]. SINEPE/RS; Online; accesso em 29 Jan. 2024.
Unesco (2020). Covid-19: Como a coalizão global de educação da UNESCO está lidando com a maior interrupção da aprendizagem da história. [link]. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization; Online; accesso em 29 Jan. 2024.
Varga, M., Kvassay, M., and Kvet, M. (2020). Teaching course on algorithms and data structures during the coronavirus pandemic. In 2020 18th International Conference on Emerging eLearning Technologies and Applications (ICETA), pages 730–738. IEEE.