A integração de atividades computacionais e experimentais baseadas na metodologia POE: Um recurso didático para auxiliar o ensino de eletrônica analógica

  • Marcos Henrique Vieira dos Santos Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
  • José Pinheiro de Moura Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
  • Cícero Costa Quarto Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) https://orcid.org/0000-0001-5272-6346

Resumo


O presente artigo refere-se a uma proposta didática de atividades computacionais e experimentais de forma integrada como recurso metodológico no ensino da disciplina Eletrônica Analógica para os alunos do curso Técnico em Eletrônica do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), localizado na cidade de Alcântara - MA, mais especificamente, com 20 alunos do quarto módulo. A metodologia das atividades foi estruturada nas técnicas qualitativas e quantitativas. Este estudo teve como objetivo desenvolver o tema polarização dos diodos por meio da integração entre atividades computacionais e experimentais. Neste estudo, os guias POE (Prever, Observar e Explicar) foram usados como instrumentos de coleta de dados. O suporte tecnológico efetivou-se por meio das plataformas Tinkercad e Arduino. No final das atividades, percebeu-se que os alunos avaliaram positivamente a metodologia dessa proposta pedagógica. Desta forma, conclui-se que essa estratégia de ensino que incorpora atividades computacionais e experimentais desenvolvidas por professores e alunos, está alinhada com os novos tempos da educação que busca compreender o mundo por meio da experiência e com uso da tecnologia.
Palavras-chave: Atividades computacionais, Atividades experimentais, Método POE

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Publicado
04/11/2024
SANTOS, Marcos Henrique Vieira dos; MOURA, José Pinheiro de; QUARTO, Cícero Costa. A integração de atividades computacionais e experimentais baseadas na metodologia POE: Um recurso didático para auxiliar o ensino de eletrônica analógica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 30-42. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.241529.