Construção de um Ambiente em Realidade Virtual para o Estudo de Energia Elétrica Renovável

Resumo


Esta pesquisa apresenta o desenvolvimento de um projeto técnico-científico realizado por estudantes do curso técnico em Eletromecânica do Colégio Maximiliano Gaidzinski, em Cocal do Sul, Santa Catarina. O projeto visa a criação de um passeio virtual em 360º, utilizando a plataforma CoSpaces Edu como recurso educacional para abordar conceitos de energias renováveis e a hidrelétrica Itaipu Binacional. A experiência com Realidade Virtual (RV) revelou-se positiva, evidenciando o estímulo à criatividade dos alunos. A interface intuitiva e a interatividade da plataforma facilitaram o aprendizado, embora desafios tenham sido encontrados, especialmente em relação à programação e à falta de capacitação adequada para o uso do CoSpaces Edu.
Palavras-chave: Realidade Virtual, Energia Elétrica Renovável, CoSpaces Edu

Referências

Ács. É. (2023) “Using Immersive Media 'Metaverse' as a Teaching Tool”, Especially in Business Schools in the Accounting and Finance Classes. DOI: 10.21467/preprints.438.

Afonso, G. B.; Martins, C. C.; Katerberg, L. P.; Becker, T. M.; Santos,V. C. dos; e Afonso, Y. B. (2020) “Potencialidades e fragilidades da realidade virtual imersiva na educação

ANEEL (2024). Matriz elétrica brasileira. [link].

Chen, C.-H.; Wang, L.-H.; Huang, X.-Y.; and Yang, Y.-C. (2023) “Developing a VR learning environment for an energy sustainability museum in Taiwan’s elementary Science and Technology classes”. IIAI Letters on Informatics and Interdisciplinary Research, 4, 1. DOI: 10.52731/liir.v004.092.

Delightex Gmbh. (2024) Cospaces Edu. [link]

ITAIPU BINACIONAL (2024). Líder mundial na geração de energia limpa e renovável. [link].

Jayadurga, R. and Rathika, S. (2023) “Significance and Impact of Artificial Intelligence and Immersive Technologies in the field of Education”, International journal of recent technology and engineering, DOI: 10.35940/ijrte.b7802.0712223.

Lee, M. J. W., Georgieva, M., Alexander, B., Craig, E., and Richter, J. (2021) “State of XR & Immersive Learning Outlook Report 2021”, Immersive Learning Research Network, Walnut. ISBN: 978-1-7348995-1-1.

Machado, L., Silva, T., Tarouco, L., e Herpich, F. (2023) “Metaverso para educação em desenvolvimento sustentável”. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, (pp. 536-547). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/sbie.2023.233539.

Mendoza, G. A. A., Plante, P., and Brassard, C. (2023) “Regards sur les technologies immersives en éducation et en formation”, Médiations & médiatisations, DOI: 10.52358/mm.vi15.375.

TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo da Silva (org.). Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. 3. ed. Porto Alegre: Editora SBC, 2020. 496p. Disponível em: [link].

Vidotto, K. N. S., Rocha, L. S., Krassmann, A. L. e Tarouco, L. M. R. (2022) “Plataformas Web de Realidade Virtual: Possibilidades para a Educação”, Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 338–347. DOI: 10.22456/1679-1916.126681.
Publicado
04/11/2024
VIDOTTO, Kajiana Nuernberg Sartor; SILVA, Teresinha Letícia da; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; SILVA, Patrícia Fernanda da. Construção de um Ambiente em Realidade Virtual para o Estudo de Energia Elétrica Renovável. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2816-2825. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244905.