Investigando a relação entre Pensamento Computacional e narrativas digitais e não-digitais

Resumo


Pensamento Computacional é um termo que tem sido amplamente discutido nos últimos anos, sobretudo nos processos que envolvem sua inserção nas escolas. O presente trabalho apresenta uma pesquisa exploratória, com abordagem de quase-experimento, realizada com uma turma do ensino fundamental onde foram aplicadas atividades como: criação de animações, produção textual e questionários, para investigar as possíveis relações estabelecidas entre o processo narrativo através da criação de histórias (digitais e não-digitais) e o Pensamento Computacional. Resultados preliminares apontam para um campo que precisa ser explorado.
Palavras-chave: Pensamento Computacional, Narrativas, Leitura, Animações

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Publicado
04/11/2024
ARAÚJO, Lucas; PESSOA, Marcela; PIRES, Fernanda. Investigando a relação entre Pensamento Computacional e narrativas digitais e não-digitais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 3294-3303. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244972.