Qual eu prefiro usar? Um estudo comparativo entre plataformas de robótica educacional
Resumo
Devido aos desafios no aprendizado de programação e às altas taxas de evasão nos cursos da área de computação, linguagens de programação visual integradas à robótica educacional têm sido empregadas para tornar conceitos abstratos mais tangíveis, aumentando assim o envolvimento e a motivação dos acadêmicos por meio de uma melhor experiência do usuário. Este estudo avalia a usabilidade das plataformas Tinkercad e PictoBlox em um curso de programação com módulo de robótica. Os participantes foram apresentados aos conceitos básicos da robótica e foram encarregados de aplicar suas habilidades de programação neste contexto. Resultados preliminares indicam que o PictoBlox oferece uma experiência de usabilidade superior em comparação com o Tinkercad.
Palavras-chave:
Robótica Educacional, Usabilidade, Pictoblox, Tinkercad, Educação Infantil
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
PEDROSA, Cristiana; MACENA, Jeniffer; PIRES, Fernanda; PESSOA, Marcela.
Qual eu prefiro usar? Um estudo comparativo entre plataformas de robótica educacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 2931-2939.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244932.