Explorando ChatGPT para criação automática de questões práticas de Programação de Computadores

Resumo


A crescente demanda por habilidades de programação na era digital atual tem destacado a importância de materiais educacionais eficazes que possam ajudar as pessoas a aprender a programar. Desenvolver exercícios práticos para uma introdução à programação pode ser desafiador. Criar conjuntos de exercícios manualmente é uma tarefa pesada, mas usar ferramentas de Processamento de Linguagem Natural (PLN) para geração de texto pode automatizar esse processo e torná-lo mais escalável. Este artigo discute as experiências no desenvolvimento de estratégias para avaliar a viabilidade de criar automaticamente exercícios introdutórios de programação com o ChatGPT, aproveitando a engenharia de informações e prompts padrão com modelos de PLN.
Palavras-chave: ChatGPT, Modelos de linguagem grandes, Geração automática de questões, Engenharia de prompt

Referências

Cambria, E. and White, B. (2014). Jumping nlp curves: A review of natural language processing research [review article]. IEEE Computational Intelligence Magazine, 9(2):48–57.

Finnie-Ansley, J., Denny, P., Becker, B. A., Luxton-Reilly, A., and Prather, J. (2022). The robots are coming: Exploring the implications of openai codex on introductory programming. In Proceedings of the 24th Australasian Computing Education Conference, ACE ’22, page 10–19, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Gomes, A. and Mendes, A. (2007). Learning to program - difficulties and solutions. pages 283–287

Kurdi, G., Leo, J., Parsia, B., Sattler, U., and Al-Emari, S. (2020). A systematic review of automatic question generation for educational purposes. International Journal of Artificial Intelligence in Education, 30:121–204.

OpenAI (2024a). ChatGPT. Disponível em: [link]. Acessado em Abril de 2024.

OpenAI (2024b). Openai codex. Disponível em: [link]. Acessando em Abril de 2024.

Sarsa, S., Denny, P., Hellas, A., and Leinonen, J. (2022). Automatic generation of programming exercises and code explanations using large language models. In Proceedings of the 2022 ACM Conference on International Computing Education Research - Volume 1, ICER ’22, page 27–43, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Steve Mollman (2022). Chatgpt gained 1 million users in under a week. here’s why the ai chatbot is primed to disrupt search as we know it. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 de junho 2023.

Thorell M., Fridorff-Jens P.K., L. P. e. a. (2015). Transforming students into digital academics: a challenge at both the individual and the institutional level. BMC Med Educ 15, 48 (2015). DOI: 10.1186/s12909-015-0330-5.
Publicado
04/11/2024
ZIMERMAN, Fernando Euzebio; DUARTE, Fernando Henrique Oliveira; SILVA, Pedro Henrique Lopes; FORTES, Reinaldo Silva. Explorando ChatGPT para criação automática de questões práticas de Programação de Computadores. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2353-2364. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242440.