Estratégia pedagógica para permanência e êxito na disciplina de algoritmos e técnicas de programação do curso Técnico em Informática para Internet
Resumo
A disciplina de algoritmos e técnicas de programação está presente na maioria dos cursos na área da Computação, seja entre os cursos técnicos ou superiores. Por ser uma disciplina inicial e, que apresenta grande número de reprovações e desistência, é imperativo que sejam utilizadas diferentes estratégias de ensino/aprendizagem. No ensino médio integrado a educação profissional e tecnológica é importante utilizar estratégias lúdicas que primam pelo desenvolvimento do Pensamento Computacional nos estudantes e o trabalho em grupo. Esta estratégia de ensino, tem como objetivo utilizar diferentes abordagens, que vão do uso da Computação Desplugada até a utilização de linguagem de blocos, como o Scratch. Para alcançar este objetivo serão utilizados planos de aula adaptados da iniciativa Programaê e Code.org. Os resultados preliminares apontam uma boa aceitação dos métodos utilizados e o reflexo nas primeiras avaliações aplicados foi satisfatório.
Referências
Lopes, B., Duarte, W., Nogueira, T., Lopes, R., and Ferreira, D. (2016). Método de ensino de programação mediada por simulação: Um estudo de caso no curso técnico integrado em informática. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), 27(1):340
Medeiros, N. A. A. (2020). Avaliação diagnóstica em pensamento computacional: Uma proposta para avaliar os alunos do ensino fundamental com base no currículo de referência do cieb. Master’s thesis, Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte
Paparidis, O. and Franco, M. (2016). Plataforma arduino como apoio ao ensino de programação no curso de técnico em informática integrado. In Anais do XXIV Workshop sobre Educação em Computação, pages 2323–2332, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Penteado, C. S. and Damasceno, E. F. (2016). Controbuições da aplicação de jogos digitais no ensino de lógica de programação para o ensino médio integrado em informática. Revista E.T.C Educação, Tecnologia e Cultura, (14):1–18.
Pereira, D. E. F. (2021). Recurso educacional aberto para o estudo de algoritmos e lógica de programação: uma abordagem no ensino técnico integrado ao médio. Disponível em [link]
Programae! (2023). Planos de aula - curso blocos. Disponível em: [link].
Programae! (2023). Sobre o programae! Disponível em [link].
Rege, A., Vieira, V., Salgado, L., and Viterbo, J. (2023). O perfil dos ingressantes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio em informática para internet e redes de computadores. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, pages 1069–1079, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC
Silva, W. d. S., Lima, M. S., Raposo, J. C. d. S., and Silva Júnior, L. C. F. d. (2018). Levantamento sobre as dificuldades dos discentes nas disciplinas de programação no curso técnico de informática. Diversitas Journal, 3(3):761–770
Vieira, M. F. V., Santana, A. L. M., and Raabe, A. L. A. (2017). Do logo ao pensamento computacional: o que se pode aprender com os resultados do uso da linguagem logo nas escolas brasileiras. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, 4(1):82–106