Estratégia pedagógica para permanência e êxito na disciplina de algoritmos e técnicas de programação do curso Técnico em Informática para Internet

Resumo


A disciplina de algoritmos e técnicas de programação está presente na maioria dos cursos na área da Computação, seja entre os cursos técnicos ou superiores. Por ser uma disciplina inicial e, que apresenta grande número de reprovações e desistência, é imperativo que sejam utilizadas diferentes estratégias de ensino/aprendizagem. No ensino médio integrado a educação profissional e tecnológica é importante utilizar estratégias lúdicas que primam pelo desenvolvimento do Pensamento Computacional nos estudantes e o trabalho em grupo. Esta estratégia de ensino, tem como objetivo utilizar diferentes abordagens, que vão do uso da Computação Desplugada até a utilização de linguagem de blocos, como o Scratch. Para alcançar este objetivo serão utilizados planos de aula adaptados da iniciativa Programaê e Code.org. Os resultados preliminares apontam uma boa aceitação dos métodos utilizados e o reflexo nas primeiras avaliações aplicados foi satisfatório.

Palavras-chave: algoritmos, computação, estratégias, permanência, êxito

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Publicado
04/11/2024
GERALDES, Wendell Bento; AFONSECA, Ulisses Rodrigues. Estratégia pedagógica para permanência e êxito na disciplina de algoritmos e técnicas de programação do curso Técnico em Informática para Internet. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 3097-3105. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.241464.