Protótipos para práticas STEAM no Ensino Fundamental: desenho de uma proposta curricular para a formação docente e discente
Resumo
Este estudo tem como objetivo apresentar o desenho da proposta curricular para a formação docente e discente utilizando protótipos para práticas STEAM. Entende-se neste trabalho que o STEAM é uma abordagem transdisciplinar e multidisciplinar que integra as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. A pesquisa apresenta um arcabouço de protótipos que integram o uso de ferramentas tecnológicas para atendimento das habilidades da Base Nacional Comum Curricular – Cultura Digital e Computação na Educação Básica. Por fim, discute-se o resultado do teste dos experimentos após o pré-teste realizado com professores das áreas de Humanas e Exatas e sobre a necessidade da formação continuada sob o olhar da Gênese Instrumental.
Palavras-chave:
STEAM, Formação Docente, Currículo Escolar
Referências
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Yakman, G. (2008). STEAM Education: an overview of creating a model of integrative education.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
VALLETTA, Débora; CORDEIRO, Laura.
Protótipos para práticas STEAM no Ensino Fundamental: desenho de uma proposta curricular para a formação docente e discente. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 3343-3353.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.245012.