Safari Escolar: Uma Aventura em Busca dos Animais com Realidade Aumentada

Resumo


Este trabalho apresenta o desenvolvimento e implementação do sistema “Safari Escolar”, uma plataforma de Realidade Aumentada (RA) voltada para crianças da educação infantil em uma cidade do interior, com foco em unidades educacionais localizadas fora do centro urbano. O sistema tem como objetivo proporcionar uma experiência interativa e lúdica, permitindo que as crianças explorem o ambiente escolar em busca de animais fictícios, promovendo o aprendizado de maneira envolvente e divertida. O desenvolvimento foi acompanhado por uma professora especialista em educação infantil, que contribuiu para a identificação das necessidades e expectativas das crianças ao interagirem com a tecnologia. Foram criadas interfaces intuitivas e um banco de dados com informações educativas sobre os animais, adaptadas para o público infantil. Os resultados indicam um potencial pedagógico positivo, com boa estabilidade do sistema e alta precisão no posicionamento dos animais virtuais, demonstrando sua viabilidade e impacto educativo.

Palavras-chave: Educação Infantil, Realidade Aumentada, Interação Educativa, Animais Virtuais

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Publicado
04/11/2024
PRIMO, João V. S; AMARAL, João V. F; CARVALHO, Kaique; HORBYLON, Camila; NASCIMENTO, Thamer Horbylon. Safari Escolar: Uma Aventura em Busca dos Animais com Realidade Aumentada. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2836-2845. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244920.