Ferramenta CosmoBot: Um Chatbot de Apoio a Alunos em Avaliações de Algoritmos
Resumo
Chatbots são softwares que simulam conversações humanas, sendo cada vez mais encontrados em diferentes áreas e aplicativos, podendo destacar sua eficácia no meio que atuam. O objetivo deste trabalho é apresentar e avaliar um chatbot, denominado CosmoBot, que oferece um ambiente onde os alunos podem testar seus conhecimentos com questões aplicadas em avaliações anteriores, tendo à sua disposição dicas que facilitam a criação de uma solução, bem como uma solução proposta. Além disso, foi utilizado um método de avaliação robusto para avaliar sua eficiência. Como resultado, é possível notar a aceitação dos alunos, que consideram a ferramenta adequada para testar seus conhecimentos e o conteúdo apresentado relevante para o aprendizado.
Palavras-chave:
Chatbots, Avaliação da Aprendizagem, Plataformas Digitais
Referências
Bulhoes, D. B., Assis, L. P., Bodolay, A. N., Andrade, A. V., and Pitangui, C. G. (2020). Professora vitória: um chatbot para o ensino da leitura. pages 451–460.
Carrera, F. and Krüger, P. (2020). Publicidade inteligente convergências entre os chatbots e as marcas. Signos do Consumo, 12(1):27–41.
Comarella, R. L. and Café, L. M. A. (2008). Chatterbot: conceito, características, tipologia e construção. Informação & sociedade, 18(2).
de Souza, L. H. O., de Matos Santos, E., Assunção, I. X., and dos Santos Carregosa, A. L. (2019). O uso da inteligência artificial e de chatterbots como ferramentas de auxílio no processo de ensino-aprendizagem.
Følstad, A., Brandtzaeg, P. B., Feltwell, T., Law, E. L., Tscheligi, M., and Luger, E. A. (2018). Sig: chatbots for social good. pages 1–4.
Guerreiro, A. and Barros, D. M. V. (2019). Novos desafios da educação a distância: programação e uso de chatbots.
Kaufman, D. (2019). A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana? ESTAÇÃO DAS LETRAS E CORES EDI.
Mendes, L. M. and Sirqueira, T. F. M. (2022). Acolhimento de novos estudantes ao ensino superior utilizando chatbots. Caderno de Estudos em Sistemas de Informação, 7(1).
Meta (2023). Quick start. Disponível em: [link]. Acessado em: 16 de Junho de 2023.
MongoDB (2023). Welcome to the mongodb documentation. Disponível em: [link]. Acessado em: 16 de Junho de 2023.
Neto, A. J. M., Silva, C. E., Anjos, W. F., and Dorça, F. A. (2020). Uma abordagem baseada em dados abertos conectados e chatbot para disponibilizar o catálogo de cursos da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. pages 1263–1272.
NodeJS (2023). About node.js. Disponível em: [link]. Acessado em: 16 de Junho de 2023.
OpenAI (2023). Introduction. Disponível em: [link]. Acessado em: 16 de Junho de 2023.
Petri, G., Gresse von Wangenheim, C., and Borgatto, A. F. (2019). Meega+: Um modelo para a avaliação de jogos educacionais para o ensino de computação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(3).
Rodríguez, M. M. and Bezerra, B. L. D. (2020). Processamento de linguagem natural para reconhecimento de entidades nomeadas em textos jurídicos de atos administrativos (portarias). Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, 5(1):67–77.
Rossi, J. C. M. and Koike, C. Y. (2022). Lpbot: Um assistente virtual de apoio ao ensino de programação. pages 133–136.
Russell, S. and Norvig, P. (2013). Inteligência artificial, tradução de regina célia simille. Rio de Janeiro: Campus Elsevier.
Savi, R., von Wangenheim, C. G., and Borgatto, A. F. (2011). A model for the evaluation of educational games for teaching software engineering. In 2011 25Th brazilian symposium on software engineering, pages 194–203. IEEE.
Silva, D. d. L. (2019). Lia: um chatbot inteligente para o domínio de imóveis.
Silva, J. A. d. L. (2022). Chatbot para auxílio ao ensino da disciplina laboratório de organização e arquitetura de computadores, do curso de ciência da computação, da universidade federal de campina grande.
Taulli, T. (2020). Introdução à inteligência artificial: uma abordagem não técnica. Novatec Editora.
Carrera, F. and Krüger, P. (2020). Publicidade inteligente convergências entre os chatbots e as marcas. Signos do Consumo, 12(1):27–41.
Comarella, R. L. and Café, L. M. A. (2008). Chatterbot: conceito, características, tipologia e construção. Informação & sociedade, 18(2).
de Souza, L. H. O., de Matos Santos, E., Assunção, I. X., and dos Santos Carregosa, A. L. (2019). O uso da inteligência artificial e de chatterbots como ferramentas de auxílio no processo de ensino-aprendizagem.
Følstad, A., Brandtzaeg, P. B., Feltwell, T., Law, E. L., Tscheligi, M., and Luger, E. A. (2018). Sig: chatbots for social good. pages 1–4.
Guerreiro, A. and Barros, D. M. V. (2019). Novos desafios da educação a distância: programação e uso de chatbots.
Kaufman, D. (2019). A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana? ESTAÇÃO DAS LETRAS E CORES EDI.
Mendes, L. M. and Sirqueira, T. F. M. (2022). Acolhimento de novos estudantes ao ensino superior utilizando chatbots. Caderno de Estudos em Sistemas de Informação, 7(1).
Meta (2023). Quick start. Disponível em: [link]. Acessado em: 16 de Junho de 2023.
MongoDB (2023). Welcome to the mongodb documentation. Disponível em: [link]. Acessado em: 16 de Junho de 2023.
Neto, A. J. M., Silva, C. E., Anjos, W. F., and Dorça, F. A. (2020). Uma abordagem baseada em dados abertos conectados e chatbot para disponibilizar o catálogo de cursos da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. pages 1263–1272.
NodeJS (2023). About node.js. Disponível em: [link]. Acessado em: 16 de Junho de 2023.
OpenAI (2023). Introduction. Disponível em: [link]. Acessado em: 16 de Junho de 2023.
Petri, G., Gresse von Wangenheim, C., and Borgatto, A. F. (2019). Meega+: Um modelo para a avaliação de jogos educacionais para o ensino de computação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(3).
Rodríguez, M. M. and Bezerra, B. L. D. (2020). Processamento de linguagem natural para reconhecimento de entidades nomeadas em textos jurídicos de atos administrativos (portarias). Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, 5(1):67–77.
Rossi, J. C. M. and Koike, C. Y. (2022). Lpbot: Um assistente virtual de apoio ao ensino de programação. pages 133–136.
Russell, S. and Norvig, P. (2013). Inteligência artificial, tradução de regina célia simille. Rio de Janeiro: Campus Elsevier.
Savi, R., von Wangenheim, C. G., and Borgatto, A. F. (2011). A model for the evaluation of educational games for teaching software engineering. In 2011 25Th brazilian symposium on software engineering, pages 194–203. IEEE.
Silva, D. d. L. (2019). Lia: um chatbot inteligente para o domínio de imóveis.
Silva, J. A. d. L. (2022). Chatbot para auxílio ao ensino da disciplina laboratório de organização e arquitetura de computadores, do curso de ciência da computação, da universidade federal de campina grande.
Taulli, T. (2020). Introdução à inteligência artificial: uma abordagem não técnica. Novatec Editora.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
ESTRELA, Igor R. B.; BARBOSA, Kleydson B.; BRITO, Claudiny P. L.; S. NETO, Carlos de Salles.
Ferramenta CosmoBot: Um Chatbot de Apoio a Alunos em Avaliações de Algoritmos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 380-391.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242585.