Ferramentas e Estratégias para Aumentar a Inclusão de Gênero e Raça na Computação: uma Mapeamento Sistemático
Resumo
Este artigo apresenta um mapeamento sistemático sobre ações e ferramentas para minimizar as diferenças de gênero, incluindo também um recorte racial. Foram analisadas 22 publicações resultantes relacionadas ao ensino da Computação no ensino fundamental e médio. Com a análise das publicações selecionadas, cinco perguntas de pesquisa foram respondidas. Impactos positivos para as participantes, tanto no interesse e desenvolvimento enquanto trabalhavam com as ferramentas quanto na intenção de seguir a área de Computação foram observados. Os resultados reforçam que as diferenças de gênero e raça dentro da área da Computação podem ser minimizadas aplicando-se ferramentas e estratégias adequadas para o ensino da Computação.
Palavras-chave:
inclusão em computação, mapeamento sistemático
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
QUINTELA, Bárbara M.; SILVA, Sarah C. F. da; ESTEVES, Lara O.; DIAS, Lara da S.; DANIEL, Luiza Caldeira; GUIMARÃES, Maria Luisa R.; OLIVEIRA, Alessandreia.
Ferramentas e Estratégias para Aumentar a Inclusão de Gênero e Raça na Computação: uma Mapeamento Sistemático. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 2456-2468.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242550.