Palavras ao Ar: um jogo digital de descoberta de novas palavras e seus significados para auxiliar na alfabetização

  • João Lucas Mayrinck Universidade Federal de Viçosa https://orcid.org/0009-0001-0178-4877
  • Fábio Bastos Universidade Federal de Viçosa
  • Álvaro Oda Universidade Federal de Viçosa
  • Ana Carolina Inocêncio Universidade Federal de Jataí
  • Maria Antonia Névoa Universidade Federal de Jataí
  • Marcos Wagner Ribeiro Universidade Federal de Jataí
  • Pedro Sousa Universidade Federal de Viçosa https://orcid.org/0000-0003-4563-0033

Resumo


O idioma molda e é moldado pela forma de pensar dos indivíduos, sendo assim um bom domínio da língua fornece habilidades essenciais em todas as áreas do conhecimento. O presente artigo descreve o desenvolvimento e aplicação de um jogo digital focado no ensino de conteúdos da língua portuguesa durante o ensino fundamental, se voltando mais para as séries do 2º ao 7º ano. O jogo possuí 3 modos de se jogar, visando abordar diferentes conceitos do idioma, alcançando uma alta taxa de aceitação e resultados satisfatórios durante sua avaliação. Em sua criação foi utilizado o motor gráfico Unity a fim de disponibilizá-lo com suporte a múltiplos sistemas operacionais.

Palavras-chave: jogos sérios, jogo digital, ensino de idiomas, educação

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Publicado
04/11/2024
MAYRINCK, João Lucas; BASTOS, Fábio; ODA, Álvaro; INOCÊNCIO, Ana Carolina; NÉVOA, Maria Antonia; RIBEIRO, Marcos Wagner; SOUSA, Pedro. Palavras ao Ar: um jogo digital de descoberta de novas palavras e seus significados para auxiliar na alfabetização. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 591-601. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.241887.