Aplicação de Métodos Ativos no Ensino de Análise e Projeto de Sistemas: Um Relato da Avaliação de Desempenho
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo estatístico de desempenho entre os métodos ativos sala de aula invertida, quiz, aprendizado baseado em problema (aplicada em dupla e grupo), laboratório em formato hands-on e aprendizado baseado em projetos na disciplina de Análise e Projeto de Sistemas. Para atender tal objetivo, foram coletados os desempenhos dos alunos em cada um dos métodos e realizada uma análise estatística de modo a confrontar os métodos utilizados para determinar qual possui maior desempenho. Em uma análise geral, os métodos aprendizado baseado em projeto e sala de aula invertida possuem desempenho superiores frente aos demais métodos.
Palavras-chave:
Software Analysis and Design, Active teaching methods, Performance Evaluation
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
CASTRO, Vitor de Souza; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra.
Aplicação de Métodos Ativos no Ensino de Análise e Projeto de Sistemas: Um Relato da Avaliação de Desempenho. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 43-57.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.241593.